Farmacêutica

Oncologia na Roche

O câncer continua a ser uma das principais causas de morte no mundo, e a sua incidência está aumentando a cada ano, por fatores como hábitos de vida, poluição e envelhecimento da população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Se o câncer for detectado a tempo, existem várias formas eficazes de tratá-lo. Entretanto, ele não é uma doença única, mas sim uma condição complexa com mais de 200 diferentes tipos identificados até o momento. Seu desenvolvimento envolve um grande número de alterações nas células afetadas e isso torna mais difícil combatê-lo.

 

Roche é a líder mundial em medicamentos inovadores contra o câncer

Líder mundial em oncologia, a Roche foi pioneira em desenvolver medicamentos de alta complexidade contra o câncer – os chamados anticorpos monoclonais, moléculas biológicas criadas a partir de organismos vivos.

Anticorpo monoclonal
Estrutura química de um anticorpo monoclonal

Há alguns anos, este tipo de medicação foi responsável por verdadeira revolução na forma de identificar e tratar a doença, por se ligar a alvos específicos, de acordo com a característica de cada tipo de tumor.

O tratamento personalizado permitiu agregar, de forma geral, mais tempo e qualidade de vida a pacientes que sofrem com o câncer e, em alguns casos, representar uma opção inovadora de terapia – antes restrita apenas à quimioterapia.

 

Pesquisa e desenvolvimento em oncologia na Roche

O objetivo da área de pesquisa e desenvolvimento da Roche é fornecer terapias eficazes contra o câncer por meio da descoberta e aperfeiçoamento de novos medicamentos , que têm como alvo vias moleculares específicas associadas à doença. 

Diagnóstico preciso, a chave para o sucesso do tratamento – A Roche também  trabalha para identificar marcadores tumorais (componentes das células do nosso corpo que podem vir a ser usados como indicadores para a doença) que irão detectar células cancerosas muito antes dos primeiros sintomas se tornarem aparentes. Esta informação pode ajudar os médicos a iniciar um tratamento direcionado e eficaz com muito mais rapidez e exatidão, aumentando, assim, o bem-estar do paciente e melhorando a gestão de recursos para o sistema de saúde.

 

A busca por potenciais curas contra o câncer

A compreensão da Roche sobre os mecanismos moleculares do desenvolvimento do câncer e de como os tumores progridem  tem melhorado continuamente. Cerca de 20% do faturamento global da companhia é investido em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções com foco em frear a doença. A constante busca para detectar novos alvos no combate  ao câncer é o que move nossos cientistas a pesquisar soluções cada vez mais personalizadas para cada perfil de paciente. A Oncologia é uma área em que produtos biofarmacêuticos – especialmente os anticorpos monoclonais altamente específicos, criados a partir de organismos vivos - desempenham um papel importante. O objetivo da Roche é usar tecnologias modernas para tornar este tipo de medicamento ainda mais  eficaz no futuro.

 

Referências
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-cancer/83/1/, acessado em 01/12/2016
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs310/en/index1.html, acessado em 05/12/2016