Anvisa aprova combinação inédita de terapia alvo e medicamento biológico para o tratamento do câncer de pulmão

São Paulo, 22 de dezembro de 2016 – O conceito de tratamento de câncer do pulmão está passando por uma revolução no país. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) comprovam que há um aumento na incidência da doença no Brasil e no mundo1. Diante desse cenário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulatório brasileiro, acaba de aprovar o uso combinado dos medicamentos Avastin® (bevacizumabe) e o Tarceva® (erlotinibe) para o tratamento de primeira linha em adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC) avançado, metastático ou recorrente, com mutação de 1L no EGFR.

A recomendação do uso combinado dessas terapias pela Anvisa, pela primeira vez, é baseada na sinergia do bloqueio de duas vias de sinalização relacionadas ao crescimento tumoral. “A aprovação da Anvisa foi baseada no estudo científico JO25562, que demonstrou uma redução estatística de 46% no risco de progressão de doença ou morte. Sabemos da importância de se trazer novas opções terapêuticas para um tipo de câncer de progressão rápida, como o de pulmão”, afirma Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. É considerada a maior empresa mundial de biotecnologia, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.

A Roche também é líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Combinando as forças das divisões farmacêutica e diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certeiro para cada paciente, da melhor forma possível.

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. 29 medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Há sete anos consecutivos, a Roche é considerada líder em sustentabilidade no grupo de indústrias de produtos Farmacêuticos, Biotecnológicos e Biológicos dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade.

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2015, empregava mais de 91.700 pessoas em todo o mundo. Em 2015, a Roche investiu 9,3 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 48,1 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical do Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br.

Referências
1. Incidência do Câncer no Brasil do Instituto Nacional do Câncer (INCA) -
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pulmao/sintomas .