Imprensa

Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Homenagem realizada por artistas em pernas de pau alerta visitantes do Senado sobre o câncer de mama

 

Especialista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica orientará brasileiras no Senado sobre o autoexame e o diagnóstico precoce. Iniciativa pode mudar o rumo da doença em milhares de mulheres

 

Brasília, 27 novembro de 2017 – Os visitantes que transitarem pelo Senado na próxima terça-feira, 28, às 15h, serão surpreendidos por artistas em pernas de pau, que homenagearão as mulheres que lutam contra o câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. A ação também contará com um profissional da saúde, que explicará a forma correta de realizar o autoexame - por meio da Mama Amiga, uma ferramenta feita de silicone que simula o câncer de mama, permitindo que as pessoas entendam um pouco mais sobre a prevenção da doença.

A apresentação integrará a programação dos “16 dias de Ativismo – pelo fim da violência da Mulher”, agenda realizada pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal e Câmara dos Deputados. O intuito é demonstrar que a falta de diagnóstico do câncer é uma violência sensível, que milhares de mulheres brasileiras sobrem diariamente.

O grupo de bailarinos em pernas de pau, composto apenas por quatro mulheres e liderado pela atriz e educadora Raquel Potí (estrela das apresentações artísticas dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro), convidarão o público a refletir sobre a doença, que só no sistema público de saúde detecta aproximadamente 50%¹ das pacientes já em fase avançada. “A relevância desta ação é baseada na conscientização da necessidade do diagnóstico precoce, que é um dos passos para o sucesso do tratamento e da remissão do tumor. As taxas de eficácia na terapia em estágios iniciais chegam a 95%, porém é comum encontrarmos mulheres que chegaram ao consultório com a doença na fase metastática. Este é o cenário que precisamos mudar”, conta Dr. Daniel Marques, médico oncologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC, entidade parceira da intervenção.

Por meio da dança, da música e do figurino inspirado na passagem da mulher pelos séculos, fazendo alusão que o câncer de mama acomete a população há centenas de anos, as pernaltas farão um ensaio lúdico com lenços e vestimentas rosas.

A iniciativa, realizada pela Roche, Procuradoria da Mulher do Senado e Sociedade Brasileira Oncologia Clínica de Brasília faz parte das ações complementares ao Dia Internacional da Luta Contra o Câncer, comemorado no dia 27 de novembro.  

 

SERVIÇO

Intervenção Câncer de Mama | Dia Internacional da Luta Contra o Câncer

Dia: 28 de novembro  

Local: Salão Nobre do Senado

Das 15 às 16h30

 

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível. É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.  Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e oito medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer.

 

Sobre a pernalta Raquel Potí

Raquel Poti é atriz, educadora e pernalta. Já realizou trabalhos de propagação da cultura popular brasileira na Ásia (Índia, Indonésia e Malásia) em 2010 e 2011. Sob pernas de pau viajou por praças brasileiras e europeias (Itália, França, Espanha, Portugal e Áustria) em 2014 e 2015, com a performance "Subir na Vida Para Quê?" e também ações institucionais para o Comitê Olímpico Rio 2016, Consulado Britânico e CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Referências

1.     Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/estimativa-2016- v11.pdf>.Acesso em 10 de janeiro de 2017.

2.     Tribunal de Contas da União 2010. Disponível em:

http://www.sbradioterapia.com.br/pdfs/relatorio-tribuna- contas-uniao.pdf. Acesso em 10 de janeiro de 2017.

 

Contatos para a imprensa

In Press Porter Novelli

Amanda Fagundes | amanda.fagundes@inpresspni.com | (11) 3323 -1590

Fátima Santos | fatima.santos@inpresspni.com.br | (11) 3330-3808