Imprensa

Homenagem realizada por artistas em pernas de pau alerta passageiros do GRU Airport sobre o câncer de mama

Especialistas do Hospital Pérola Byington orientarão passageiras sobre o autoexame e o diagnóstico precoce. Iniciativa pode mudar o rumo da doença na vida de milhares de mulheres

 

São Paulo, 04 outubro de 2017 – Os passageiros que transitarem pelo GRU Airport na próxima sexta-feira, 06, serão surpreendidos por artistas em pernas de pau, que homenagearão as mulheres que lutam contra o câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. A ação também contará com profissionais de saúde, que explicarão a forma correta de realizar o autoexame - por meio da Mama Amiga, uma ferramenta feita de silicone que simula o câncer de mama, permitindo que as pessoas entendam um pouco mais sobre a prevenção da doença.

  

O grupo de bailarinos em pernas de pau, composto apenas por mulheres e liderado pela atriz e educadora Raquel Potí (estrela das apresentações artísticas dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro), convidarão o público a refletir sobre a doença, que só no sistema público de saúde detecta aproximadamente 50%¹ das pacientes já em fase avançada.

 

Por meio da dança, da música e do figurino inspirado na passagem da mulher pelos séculos, fazendo alusão que o câncer de mama acomete a população há centenas de anos, as pernaltas farão ensaios lúdicos com lenços e vestimentas rosas. Além de São Paulo, a intervenção artística passará pelo Rio de Janeiro e Brasília.

 

A iniciativa, realizada pela Roche Farma Brasil em parceria com o GRU Airport e o Hospital Pérola Byington, faz parte das ações complementares ao Outubro Rosa e é voltada ao empoderamento feminino e à valorização do diálogo com pessoas que sentem as emoções do diagnóstico e da superação da doença, uma vez que só no Brasil, em 2017, estima-se 56 diagnósticos a cada 100 mil mulheres no país².

 

De acordo com o mastologista André Mattar, do Hospital Pérola Byington, independentemente dos esforços e dos alertas à sociedade, o câncer de mama ainda é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo mundo. “Apesar de ser uma doença conhecida, faltam informações sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e da remissão do tumor. As taxas de eficácia no tratamento em estágios iniciais chegam em 95%, porém – infelizmente – é relativamente comum que as mulheres cheguem aos consultórios já com a doença na fase metastática”.

 

SERVIÇO

Intervenção Outubro Rosa

Dia: 6 de outubro

Local: Aeroporto de Guarulhos

Das 12h-14h Terminal 2 // 16-18h Terminal 3

Circulam por dia uma média de 250 mil pessoas circulem pelo local neste período

 

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e oito medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2016, empregou mais de 94.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 9,9 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 50,6 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br.

 

Sobre a pernalta Raquel Potí


Raquel Poti é atriz, educadora e pernalta. Já realizou trabalhos de propagação da cultura popular brasileira na Ásia (Índia, Indonésia e Malásia) em 2010 e 2011. Sob pernas de pau viajou por praças brasileiras e europeias (Itália, França, Espanha, Portugal e Áustria) em 2014 e 2015, com a performance "Subir na Vida Para Quê?" e também ações institucionais para o Comitê Olímpico Rio 2016, Consulado Britânico e CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Ações para o público interno do GRU Airport


Para o público interno, o GRU Airport estruturou um conjunto de ações para chamar a atenção para o tema saúde da mulher. Serão oferecidas palestras informativas ministradas por oncologistas. Além disso, conteúdos exclusivos sobre o câncer de mama serão disponibilizados via Intranet do aeroporto. Exclusivo para mulheres, o GRU Airport preparou workshop de maquiagem que transmitirá dicas e técnicas. Para ampliar o engajamento da ação das artistas em pernas de pau, prevista para a quarta-feira 06/10, os funcionários que não utilizam uniformes serão convidados a vestir camisetas na cor rosa.  

 

Sobre a Concessionária

 

No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 36,6 milhões de passageiros em 2016. Por um valor de R$ 16,2 bilhões, o consórcio obteve o direito de administrar o Aeroporto de Guarulhos por um período de 20 anos, até junho de 2032, além de investir o valor nominal de R$ 6,5 bilhões, no período.

 

Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 80% e a ACSA, de 20%.

 

Sobre o Hospital Peróla Byington

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, Hospital Pérola Byington, é um hospital estadual direcionado para o diagnóstico e tratamento das principais afecções presentes na mulher. Destaca-se o papel no tratamento do câncer ginecológico e mamário, reprodução humana, planejamento familiar, esterilidade, sexualidade, violência sexual e uroginecologia. Sua atuação, contudo não se restringe a assistência médico-hospitalar, em seus objetivos consta ainda, a educação em saúde da comunidade, a pesquisa, o ensino, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e o intercâmbio com instituições de ensino.

Atualmente atende cerca de 1100 casos novos de câncer de mama anualmente (quase 30% dos casos novos atendidos na grande São Paulo). No próprio hospital é realizado o diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterápico e hormonioterápico do câncer de mama e uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais são engajados para um atendimento completo. Há uma grande preocupação no atendimento de maneira humanizada dando-se importância ainda para o tratamento oportuno do câncer de mama reduzindo-se assim o intervalo entre o diagnóstico e o tratamento, desde 2005 houve a fundação do CARE (Centro de Alta Resolutividade) que possibilita um atendimento direcionado para o tratamento mais rápido no SUS.

 

Referências

  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/estimativa-2016- v11.pdf>.Acesso em 10 de janeiro de 2017.
  • Tribunal de Contas da União 2010. Disponível em:

http://www.sbradioterapia.com.br/pdfs/relatorio-tribuna- contas-uniao.pdf. Acesso em 10 de janeiro de 2017.