Imprensa brasileira é reconhecida pelo Prêmio Roche de Jornalismo 2017

Reportagem do Jornal O Globo vence categoria de jornalismo impresso na quinta edição da premiação

Na noite desta quinta-feira (6), no encerramento da 6ª edição do Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico promovido pela farmacêutica Roche na América Latina, foram anunciados os vencedores do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, nas categorias: “Jornalismo Impresso” e “Televisão e Vídeo”.

Dentre os vencedores, na categoria impresso, está Vinícius Sassine, repórter do jornal O Globo, com reportagem investigativa sobre o transporte de órgãos para transplantes no Brasil. Após a reportagem, o País passou a ter um decreto para que o transporte de órgãos seja priorizado pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O programa Fantástico, da TV Globo, e a repórter Cynthia Leite, do Jornal do Commercio, foram reconhecidos em menções honrosas. Já a categoria“Televisão e Vídeo” premiou o trabalho das chilenas Paz Montenegro e Magaly Messenet, da emissora Canal 13, em reportagem especial sobre a doença de Alzheimer.

​Este ano, os organizadores receberam 489 inscrições de 18 países latinoamericanos. O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina em parceria com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI). Tem por objetivo reconhecer a excelência do jornalismo na região e estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas de saúde.

Os vencedores poderão escolher entre uma bolsa integral para assistir a um concorrido workshop da FNPI ou participar do Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Ambos os eventos acontecem em Medellín, na Colômbia. Todos os finalistas receberam o livro “Gabo Periodista”, uma medalha comemorativa do Prêmio e um diploma como forma de reconhecimento por sua destacada participação.

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível. É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche também é líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico de câncer em tecido, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e oito medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Para mais informações, visite www.roche.com.br.

Sobre o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa dos Laboratórios Roche na América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano –FNPI-, que busca reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade  sobre os temas de Saúde na América Latina.