Resultados de estudo com novo medicamento contra o linfoma folicular demonstra 34% de redução do risco de progressão da doença

Estudo Gallium envolveu mais de 1200 pacientes em diversas regiões do mundo.

É a primeira vez que uma terapia supera o tratamento padrão estabelecido nos últimos 20 anos contra este tipo de câncer linfático

Dados do estudo GALLIUM para o tratamento do linfoma folicular, um tipo comum de linfoma não-Hodgkin, demonstraram 34% de redução no risco de progressão da doença ou morte em pacientes que foram tratados com a nova molécula Gazyva® (obinutuzumabe) mais quimioterapia, em comparação ao tratamento padrão com Mabthera® (rituximabe) mais quimioterapia – que vem sendo utilizado mundialmente nos últimos 20 anos. Esses resultados serão apresentados para a classe médica durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – HEMO 2017, que acontece em Curitiba, entre os dias 8 e 11 de novembro.

O linfoma folicular é um dos tipos mais comuns de não-Hodgkin, representando cerca de um em cada cinco casos da doença no mundo. Estima-se que mais de 75 mil pessoas são diagnosticadas anualmente no mundo todo¹. Trata-se de um tipo de câncer linfático incurável e com frequentes recaídas em que ainda existe alta taxa de progressão e morte de pacientes da primeira linha, atingindo 55% deles em 5 anos.

“O estudo GALLIUM, que avaliou pacientes com linfoma folicular não tratado previamente, mostrou resultados surpreendentes ao confirmar que aqueles tratados com Gazyva® (obinutuzumabe) mais quimioterapia vivem significativamente mais tempo sem piora de sua doença quando comparados aos que recebem tratamento padrão com rituximabe - tratamento padrão utilizado hoje no mundo todo”, destaca Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

Ainda em linfoma folicular, na condição refratária ao tratamento com Mabthera®, será apresentada a atualização de dados de sobrevida global do estudo GADOLIN, de fase III. Outros 60 resumos de estudos sobre nove dos medicamentos aprovados ou em desenvolvimento pela Roche serão apresentados no evento. Entre eles, serão mais de 20 apresentações orais de um amplo conjunto de medicamentos e combinações, demonstrando o compromisso com a inovação.

Sobre o Estudo GALLIUM

GALLIUM é um estudo global e aberto de fase III que avalia a eficácia e segurança do tratamento com Gazyva® (obinutuzumabe) mais quimioterapia comparado à terapia com MabThera® (rituximabe) e quimioterapia. O estudo acompanhou 1.401 pacientes sem tratamento prévio contra linfoma não-Hodgkin, dos quais 1.202 tinham linfoma folicular. O estudo GALLIUM é conduzido em parceira com o German Low Grade Lymphoma Study Group e o East German Study Group Hematology and Oncology, ambos da Alemanha, além do National Cancer Research Institute, no Reino Unido.

Sobre o Gazyva® (obinutuzumabe)

Gazyva® é um anticorpo monoclonal de terapia-alvo desenvolvido para atacar e destruir células B, tanto diretamente como em conjunto com o sistema imunológico do organismo. Está aprovado em mais de 70 países, inclusive no Brasil, para o tratamento de leucemia linfocítica crônica não tratada previamente em combinação com clorambucil (baseado no estudo CLL11).

Referências:

1. Ferlay J, et al. GLOBOCAN 2012 v1.0, Incidência e mortalidade do câncer pelo mundo: IARC CancerBase No. 11 [Internet]. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer; 2013. Disponível em: http://globocan.iarc.fr (acessado em 07/11/2016).

Contatos para imprensa:
InPress Porter Novelli – assessoria de imprensa da Roche