Por dentro da Roche

Atitudes Sustentáveis

Pequenas mudanças que geram alto impacto

A prática sustentável é um assunto recorrente para empresas no século XXI. De acordo com as necessidades do planeta, novos costumes se fazem necessários. Produtos e atitudes que geram valor ganham atenção e, gradativamente, os consumidores estão mais atentos a responsabilidade social de suas ações. Organizações fundamentadas neste conceito, auxiliam na preservação ambiental e investem em qualidade de vida para todos.

A sustentabilidade na Roche

 Altamente comprometida com esses valores, a Roche tem seus princípios corporativos atrelados diretamente aos aspectos ambientais e sociais, e tem como sua maior contribuição à sociedade brasileira o compromisso com o rigor científico, com a ética e com o acesso às inovações médicas para todos.

Em 2018, o Comitê de Sustentabilidade lançou uma grande ação para reduzir resíduos. Assim, novos hábitos foram adquiridos - recolhemos os canudos plásticos das lanchonetes, e os copos descartáveis foram removidos das áreas de café e substituídos por copos de vidro. Também temos incentivado os colaboradores a utilizarem seus próprios squeezes e copos biodegradáveis têm sido fornecidos em grandes eventos.

Outra medida adotada foi a compostagem. Já eram disponibilizadas lixeiras próprias para o descarte de cascas de fruta e sachês de chá nas áreas de café. A iniciativa foi estendida para o restaurante da empresa onde uma composteira industrial foi instalada e servirá para produzir adubo com a sobra diária de alimentos.

As demais áreas da empresa também são engajadas com o tema. O time de eventos adotou uma postura sustentável e passou a usar um estande adaptável, que pode ser montado em diferentes layouts, utilizando sempre o mesmo material. A área de Farmacovigilância promoveu uma ação interna de troca dos antigos cartões feitos de PVC, na qual as peças descartadas foram destinadas a uma ONG que utiliza o material para produzir cadernos. Além disso, a área de SHE retirou os lixos genéricos das baias para incentivar os colaboradores a se deslocarem até as lixeiras recicláveis e realizarem o descarte correto dos materiais, assim como o departamento de TI reduziu o número de impressoras disponibilizadas na companhia visando moderar o número de impressões.  

 "A Roche visa a promoção da sustentabilidade em todas as suas atividades. A maior evidência disso está no nosso esforço diário em verificar como podemos gerar valor adicional às nossas iniciativas, minimizando os impactos ambientais e beneficiando a sociedade. ", diz Adriana Lima, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Roche Brasil.  

Acreditamos que ações como essas incentivam novas práticas e também são medidas economicamente impactantes a longo prazo, muito mais efetivas que um simples discurso. É desta forma que entendemos que as organizações alcançarão um resultado financeiro sustentável.