Por dentro da Roche

Conhecimento sobre o genoma traz novas perspectivas para o tratamento de doenças

Diagnósticos e tratamentos para doenças graças estão passando por uma verdadeira revolução graças aos avanços sobre o conhecimento do genoma humano.

Tratamentos estão, cada vez mais, sendo desenvolvidos a partir da compreensão das alterações genéticas que contribuem para a doença.

A forma como o diagnóstico e tratamento dos pacientes é definida está passando por uma verdadeira revolução, conforme avança o conhecimento do genoma humano. Com o sequenciamento do DNA, torna-se possível colocar em prática a verdadeira medicina personalizada, a partir da compreensão das alterações genéticas que contribuem para determinada doença.

Uma alteração genética é uma mudança na sequência do DNA, que pode afetar o modo como a célula funciona. Essas alterações fazem parte da vida celular e, a maioria delas, não causa efeitos negativos em nossa saúde. Entretanto, algumas alterações podem provocar doenças, incluindo o câncer.
 

Alteração genética e câncer

Todos os tipos de câncer são causados por alguma alteração no nosso genoma. Na verdade, em algumas poucas centenas de genes específicos que todos temos. E quando isto acontece, as células podem se multiplicar anormalmente sem controle, causando a formação de tumores. É possível que um único câncer se origine de múltiplas alterações de DNA, que podem acontecer de duas maneiras:
 

Alterações genéticas hereditárias – são as que herdamos de nossos pais. Elas são responsáveis somente por cerca de 5 a 10% dos casos de câncer.

Alterações genéticas adquiridas – podem acontecer ao longo de toda a nossa vida e são responsáveis pela maioria dos casos de câncer. Algumas são causadas por fatores ambientais, como tabagismo, exposição à luz solar e alguns vírus (como o HPV). Porém, muitas delas não têm causa conhecida.
 

Tratamento de câncer pode variar de acordo com as alterações genéticas

Nosso genoma tem centenas de genes ligados ao câncer e cada um deles pode sofrer muitas alterações. O número e a combinação de alterações genéticas tornam cada câncer único. Certas alterações genéticas respondem melhor a determinados tratamentos, o que torna muito importante saber quais são elas.

Até porque uma nova classe de medicamentos, conhecidos como terapias alvo dirigidas, visam às alterações genéticas exatas que contribuem para o crescimento de um determinado tumor. Como atacam com mais precisão o câncer e poupam o tecido ao seu redor, eles podem ser mais eficazes e terem menos efeitos colaterais.
 

Foundation Medicine identifica alterações genéticas de casos de câncer

A Foundation Medicine, integrante do Grupo Roche, é uma empresa líder na área de informação molecular e tem presença em vários países. Ela proporciona a pacientes de cânceres agressivos ou em estágio avançado um relatório com uma análise completa do sequenciamento do genoma do câncer deles. Além disso, o relatório disponibiliza para o médico informações sobre as mais avançadas opções de terapia disponíveis para o câncer com as alterações genéticas detectadas.

 

Conteúdos relacionados no site da Roche


Referências