Por dentro da Roche

Falando sobre o câncer de ovário

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, 8 de maio, a Roche e o Instituto Oncoguia promovem um bate-papo ao vivo pelo Facebook para conscientização da doença.

Em 2018 no Brasil, mais de 6 mil novos casos de câncer de ovário são esperados segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e 25% deles somente serão identificados em estágio já avançado.

Por isto, a Roche, em parceria com o Instituto Oncoguia, promove uma ação para conscientizar as mulheres no Dia Mundial do Câncer de Ovário, uma transmissão ao vivo na página do Facebook do Mulher Consciente, site de tumores femininos da Roche. O bate-papo será entre psico-oncologista Luciana Holtz (presidente do Instituto Oncoguia) e o oncologista João Navarro (Hospital Beneficiência Portuguesa e Instituto Vencer o Câncer). Para acessar a live sobre o câncer de ovário no Facebook no dia 8/5, às 11h, clique aqui.

O câncer de ovário

O câncer de ovário é conhecido como “câncer silencioso”, pois seus sintomas podem se confundir com os de outras doenças, o que dificulta o diagnóstico precoce. Por isso, é importante que toda mulher se informe sobre os possíveis sinais e sintomas e entendam a importância de ir regularmente ao o médico ginecologista e, especialmente, de procurar o especialista assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo. Os principais sinais e sintomas do câncer de ovário podem ser os seguintes:

  • Aumento do volume abdominal ou inchaço contínuo. Não é o inchaço casual;
  • Dificuldade de comer ou sensação de saciedade;
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar.

Ficar com dúvida, não ir ao médico ou adiar sempre pode dificultar o tratamento e colocar a sua vida em risco. A informação ainda é a melhor defesa contra a doença e diversas organizações estão se unindo pelo mundo inteiro para que mais e mais pessoas conheçam o câncer de ovário e os seus riscos para que o diagnóstico e o tratamento das pacientes aconteçam o mais cedo possível.

 

Conteúdo relacionado no site da Roche

 

Referências