Por dentro da Roche

Promover a transformação social e o desenvolvimento da saúde. Conheça os projetos que a Roche apoia!

A empresa apoia projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente

 

Ampliar o acesso à saúde e promover a transformação social é o foco dos projetos que a Roche apoia na área de responsabilidade social. Ao todo, as iniciativas incentivadas pela empresa já impactaram mais de 27 mil pessoas no Brasil desde 2014, quando a área de responsabilidade social passou por uma reestruturação e reformulação da sua forma de atuação.

Em entrevista à TV Observatório do Terceiro Setor [PdC1]  (parceira da ONU News - agência oficial de notícias das Nações Unidas), Sarah Chaia, Diretora Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social da Roche Farmacêutica, fala sobre a responsabilidade da empresa em contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa: “Apoiamos programas de desenvolvimento das comunidades no entorno das nossas operações e iniciativas relacionadas à saúde em diversas regiões do País”.

Chaia explica também que as iniciativas apoiadas ou desenvolvidas diretamente pela Roche Farmacêutica promovem o bem-estar dos colaboradores e de diversos públicos com os quais a empresa se relaciona. Sejam eles pacientes, profissionais de saúde, clientes ou a sociedade de um modo geral. 

Roche amplia acesso à saúde com apoio a projetos de responsabilidade social

Veja, a seguir, alguns dos projetos de responsabilidade social apoiados pela Roche.

 

Projeto social CDRA visa inclusão de alunos com defasagem pedagógica

Idealizado e desenvolvido pelo Núcleo Aprende, o CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem) é um projeto que visa identificar e ajudar alunos com diferentes níveis de dificuldade de aprendizagem. Ele é dirigido a professores e coordenadores de escolas públicas, que podem, por meio de uma plataforma, ter acesso à capacitação via EAD (ensino à distância) e adaptar as atividades escolares à necessidade de cada aluno. A iniciativa vem proporcionando aumento nos índices da educação pública.

“Quando conhecemos o CDRA, ficamos admirados com a proposta e vimos a sinergia completa com o nosso objetivo de fomentar projetos sustentáveis para uma sociedade verdadeiramente mais justa”, diz Sarah Chaia.

 

Roche apoia projeto social que leva saúde e entretenimento para populações carentes

O S.A.S. Brasil é um projeto social de saúde e entretenimento para as populações de cidades carentes e isoladas de grandes centros comerciais, com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esta iniciativa começou como uma ação social oficial do Rally dos Sertões, um dos mais tradicionais eventos esportivos do Brasil, mas, desde 2015, também conta com expedições autônomas para atingir mais pessoas.

O projeto social já levou atendimento médico, além de informação e ações de entretenimento e sustentabilidade, para moradores de mais de 30 cidades do país. Segundo Chaia, “por meio do S.A.S. Brasil ficamos mais próximos dos pacientes e ajudamos a proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a população”.

 

Projeto social Children’s Walk apoia entidades no Brasil e crianças no Malawi

Iniciada em 2003, o Children’s Walk  é uma campanha global da Roche que mobiliza os colaboradores a levantar fundos e ajudar entidades locais e crianças em situação de vulnerabilidade no Malawi, um dos países mais pobres do mundo localizado na África. A iniciativa já permitiu suporte a 17 mil crianças.

A meta da Roche é promover uma mudança sustentável de longo prazo, com o fornecimento de alimentação, educação e promoção da saúde para as crianças. “Além de ajudar no convívio em comunidade dentro da empresa, o projeto é uma oportunidade para os funcionários compartilharem os valores da Roche e praticarem a responsabilidade social com a sociedade”, ressalta Chaia.

 

Roche disponibiliza plataforma para descarte correto de medicamentos

Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental por meio da conscientização da população sobre a importância do descarte correto de medicamentos, o Comitê de Sustentabilidade da Roche desenvolveu um projeto que consiste na disponibilização de uma plataforma que divulga informações sobre o descarte de sobras ou de medicamentos vencidos e mapeia os postos de coleta mais próximos ao usuário. Este projeto é feito em parceria com o eCycle.

O descarte incorreto de medicamentos pode provocar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. “O projeto da eCycle tem uma sinergia perfeita com o nosso negócio, pois contribui para a preservação dos recursos ambientais e para a construção de uma sociedade mais consciente”, finaliza Sarah Chaia.

A Roche quer aumentar ainda mais a escala dos projetos sociais que apoia. Para isso, tem como objetivo firmar parcerias com outras instituições que compartilham dos mesmos valores da empresa.

 

Conteúdos relacionados no site da Roche

Responsabilidade Social na Roche

Acesso à Saúde na Roche