Por dentro da Roche

Roche apoia projeto social com 30 mil pessoas beneficiadas

 

Populações carentes de 35 cidades recebem atenção médica e participam de atividades de lazer por meio do projeto S.A.S. Brasil

 

O S.A.S. Brasil é um projeto social de saúde e entretenimento para as populações de cidades carentes e isoladas. Criado por um grupo de amigos atuantes em diversas áreas profissionais, esta é a ação social oficial do Rally dos Sertões - um dos mais tradicionais eventos esportivos do Brasil.

 

Tudo começou na edição do Rally dos Sertões de 2013, com a ideia de adotar práticas de responsabilidade social e levar atendimento médico de forma voluntária, além de informação e ações de entretenimento para moradores das cidades que estavam na rota do evento. Desde então, ano a ano, o projeto tem aumentado a estrutura. Inclusive com a adaptação de quatro contêineres para funcionarem como consultórios médicos completos nas viagens pelo interior do País.

 

Desde 2015, para atingir ainda mais pessoas, foram realizadas expedições autônomas, desvinculadas do calendário do Rally dos Sertões. Elas têm a duração de um dia a uma semana em várias cidades, desenvolvendo uma série de ações de atendimento médico, por exemplo:

 

  • Projeto especial Anariá, de saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de colo do útero;
  • Projeto especial Ver Magia, de atendimento oftalmológico para crianças e jovens;
  • Mutirão para detectar câncer de pele e fazer cirurgias terapêuticas;
  • Vermifugação de crianças;
  • Oficina de brinquedos educativos com materiais recicláveis;
  • Brincadeiras, atividades esportivas e sessão de cinema.

 

Em todos os países onde atua, a Roche desenvolve o programa de bem-estar Live Well. Lançado em 2013, ele parte do princípio que cada pessoa tem necessidades diferentes relacionadas à qualidade de vida e está estruturado em quatro pilares. Cada um deles se traduz em várias iniciativas e os colaboradores podem participar das que desejarem, por exemplo:

Pilares do projeto social S.A.S. Brasil
Saúde Alegria Sustentabilidade
Focar na prevenção, cura e educação nas áreas de saúde da mulher, oftalmologia, saúde bucal, oncologia, pediatria e dermatologia em populações carentes no interior do País e capacitar os profissionais de saúde locais para atendimentos em Urgência e Emergência. Paralelamente às ações voltadas para a saúde física e atendimento médico, desenvolver atividades para entreter e divertir as crianças nas comunidades, proporcionando jogos e brincadeiras diferenciadas. Realizar palestras sobre meio ambiente, oficinas de reciclagem e hortas orgânicas, além de trabalhar questões como captação de água da chuva e filtros para gerar água potável, garantindo um legado importante nas comunidades atingidas.
Resultados do projeto social SAS Brasil
  • Distância percorrida - mais de 44 mil km desde 2013;
  • Estados atendidos – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, entre outros;
  • Frentes de atuação - atenção médica clínica, tratamento ginecológico, pediátrico, oftalmológico e odontológico, espaço de brincadeiras, exibição de filmes em um cinema itinerante, construção de hortas, doação de filtros de água e instalação de cisternas;
  • Cidades atendidas - 35;
  • Pessoas impactadas - 30 mil.



Projeto social oferece exame de HPV

 

Uma das ações desenvolvidas pelo S.A.S. Brasil é o projeto Anariá. Ele tem a missão de levar atendimento ginecológico a mulheres entre 30 e 65 anos, com foco especial na prevenção do câncer de colo do útero. O nome do projeto é uma homenagem a Anariá Recchia, jovem brasileira que faleceu em 2016 em um atropelamento criminoso em São Paulo.

 

Em consultórios itinerantes é feito o atendimento ginecológico completo.  Esta é uma parte do projeto de responsabilidade social que a Roche apoia. Ele inclui um exame de alta tecnologia para triar o vírus do papiloma humano (HPV) e detectar os tipos que podem causar câncer de colo do útero. Além disso, são feitas cirurgias curativas nas mulheres que têm lesões precursoras da doença, bem como encaminhamentos médicos caso algum caso avançado seja identificado.

 

Crianças e jovens têm acesso a atendimento oftalmológico com projeto social

 

Outra ação desenvolvida pelo S.A.S. Brasil nas cidades é o Projeto Ver Magia. O objetivo é investigar a capacidade visual de crianças e jovens em idade escolar e doar óculos para os que precisam. A ideia deste projeto social nasceu em uma das expedições do S.A.S. Brasil, com o caso de uma criança que tinha dores de cabeça causadas por problemas de visão.

 

Os oftalmologistas que participam da expedição avaliam os casos e, para quem precisa de fato, são produzidos óculos na hora no equipamento que é levado para as cidades. No fim do dia, crianças, jovens e famílias são convidados para uma projeção de um filme em um telão ao ar livre. É uma experiência inesquecível para quem não enxergava direito até então e, muitas vezes, nunca tinha ido ao cinema.

 

Funcionários da Roche participam do projeto social como voluntários

 

Outubro de 2017 - é a quarta expedição do S.A.S. Brasil que Érick Rossignoli participa. Ele trabalha na Roche e, na primeira vez, foi como voluntário selecionado pela empresa. Nas seguintes, ele participou diretamente pelo projeto social, pois ficou tão envolvido que começou a atuar como voluntário na ONG responsável pelo S.A.S. Brasil.

 

Atualmente, Érick é coordenador da parte de alegria do projeto. Ele diz que “é impossível descrever a emoção que causa a troca de carinho com as pessoas das cidades visitadas”. No final de cada dia a equipe – formada por médicos, enfermeiros, dentistas e pessoas de várias outras áreas, quase todos voluntários – reúne-se para trocar experiências e avaliar as ações. “Nessa hora a gente desmorona. Mexe muito com o emocional. É uma experiência de vida, a gente se adapta à realidade local”, revela Érick.

 

A cada nova expedição agendada pelo S.A.S. Brasil, a Roche - que também é um dos patrocinadores do projeto desde 2014 por meio da responsabilidade social - abre um processo seletivo para os colaboradores participarem deste projeto social. O objetivo é fazer com que eles entendam que podem fazer a diferença nas comunidades.

 

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