Por dentro da Roche

Roche open: abertos para a inclusão e diversidade

Semana Open é mais um exemplo da importância de termos um ambiente profissional inclusivo e diversificado para todos na Roche Farma Brasil.

A Roche Farma Brasil, se preocupa com o bem-estar de seus pacientes, sem esquecer de seus colaboradores. Pensando em promover um ambiente de trabalho confortável e mais agradável, foi lançada a Rede Out Proud and Equal

Network (OPEN) com o compromisso de proporcionar um ambiente cada vez mais aberto a colaboradores gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, para que todos tenham a liberdade de ser exatamente quem são e dessa forma desempenhar melhor suas habilidades e talentos.

Aqui no Brasil as ações já nasceram alinhadas com um projeto global que recebeu o nome de OPEN. Além disso, esta frente faz parte de uma iniciativa abrangente de conscientização e posicionamento no tema diversidade e inclusão, e está diretamente atrelada a um dos princípios da Roche. “Além de ser uma empresa valente para dar passos corajosos em um mundo corporativo que ainda enfrenta preconceitos, a Roche também possui o compromisso em ser “mente aberta”, ressalta Lênio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

A intenção da semana OPEN na Roche é que não apenas esses profissionais possam interagir entre si, mas que haja uma conscientização geral sobre o tema.

Mesmo em meio a tantas mudanças sociais ainda existem empresas que não contribuem para um ambiente de trabalho diverso. Por isso, ações como essas são fundamentais para um futuro mais inclusivo, não apenas na Roche, mas em toda a sociedade. É indispensável que os colaboradores compreendam que é preciso lutar contra isso. A falta de diversidade em uma empresa mostra pontos fracos, como uma menor efetividade no mercado. E compreender a necessidade da inclusão no mundo corporativo, significa reconhecer a importância da valorização das diferenças e do respeito, o que agrega um enorme enriquecimento cultural.

Pensar em diversidade requer disposição para mudanças e não apenas para nós da instituição, é preciso achar-se disponível a novos aprendizados e preparado para muitas vezes mudar de opinião. A Roche entende a semana OPEN como um convite ao novo, uma nova concepção ao simples da vida, o afeto.

A diversidade na Roche

Atenta também a outras questões, além da frente LGBT+, outras duas frentes compõem o grupo de Diversidade & Inclusão da empresa: o “Comitê de Liderança Balanceada”, que tem como objetivo garantir o compromisso da companhia com a equidade de gênero; e a “Frente de Afrodescendentes, Pessoas com Deficiência (PcDs), Imigrantes e Refugiados”, que entende estes pontos de diversidade e inclusão como responsabilidade da companhia perante a sociedade.

O grupo de Diversidade & Inclusão da Roche Farma Brasil é inspirado pela seguinte diretriz do Grupo Disney “It is not my fault, but it is my problem”, de que é de responsabilidade de todos os colaboradores da Roche promover um ambiente diverso e inclusivo, que permita o bem-estar de qualquer funcionário, independente de cargos, níveis hierárquicos, raça, cor, religião, identidade de gênero, deficiências, idade e/ou orientação sexual.