Por dentro da Roche

Voluntariado na Roche

Conheça um pouco mais sobre o Mini Gentilezas, focado em melhorar as condições de moradores de rua que vivem em estado de vulnerabilidade

A Liga Voluntária é uma iniciativa de sucesso na Roche. Pensando em conectar os colaboradores a causas sociais, visa abrir oportunidades para novas iniciativas nesta área e aumentar a divulgação e engajamento das pessoas em outras ações de voluntariado já estabelecidas na companhia. Foi exatamente assim que Douglas Castro, gerente científico da área médica da Roche, aderiu ao voluntariado. Conheça a história dele.

Douglas soube, por meio da liga Voluntária, do projeto Mini Gentilezas, desenvolvido pela ONG carioca Argilando, que tem como objetivo arrecadar e distribuir itens de higiene pessoal para moradores de rua que vivem em situação de vulnerabilidade. Além de participar da ação, passou a divulgar a iniciativa dentro da Roche e a centralizar as doações que os colegas começaram a fazer.

O Mini Gentilezas funciona de uma maneira muito simples, explica Douglas. “A ideia é que as pessoas que viajam, seja a trabalho ou a lazer, guardem itens de higiene pessoal - os chamados amenities - que os hotéis e aviões oferecem. Como são itens pequenos, são fáceis de estocar e de distribuir. Além disso, raramente as pessoas os utilizam. Então, as pessoas trazem estes mini itens de higiene da viagem e os levam para os postos de coleta, de onde partem para a distribuição”.

Ele faz questão de esclarecer que não participa do grupo que organiza o projeto na Argilando, mas faz parte da rede de disseminadores. “Me considero um pequeno contribuidor e tentei propagar isto dentro da Roche também. Descobri a importância do voluntariado e acabei divulgando internamente e me tornando o centralizador das doações na empresa”.

 

Voluntariado na Roche

O Mini Gentilezas começou em maio de 2016 e já contabiliza resultados importantes:

  • 592.941 itens de higiene já entregues;
  • 49 cidades em 14 estados e no Distrito Federal já têm o projeto;
  • 44 empresas e instituições se tornaram parceiras do projeto.

 

Conteúdos relacionados no site da Roche