Quem somos

Responsabilidade Social na Roche

A Roche considera essencial participar do esforço para o estabelecimento de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa, por isso mantém parcerias com associações e instituições nas comunidades de seu entorno e em nível nacional. O papel da Roche nas iniciativas junto às comunidades é:

  • Conhecimento - compartilhar conhecimentos
  • Habilidades e experiências - contribuir com habilidades e experiências que auxiliem as atividades das instituições parceiras
  • Informação sobre doenças - colaborar para que os pacientes tenham maior conhecimento de suas patologias
  • Apoio a programas - apoiar programas de desenvolvimento de comunidades carentes e realizar programas com foco em saúde

 

Roche em parceria com associações de pacientes

A Roche acredita que as parcerias com as associações de pacientes têm um papel transformador na área da saúde. Por isso, mantém um diálogo franco e um intercâmbio transparente de informações com os grupos de pacientes ligados à saúde, com o objetivo comum de progredirmos em relação a acesso e atendimento de saúde aos pacientes. Essa parceria acontece por meio de apoio a projetos eações de capacitação e de educação - fomentando um debate construtivo sobre saúde entre todos os interlocutores. A interação é baseada nos seguintes princípios:

  • Integridade
  • Manutenção de independência
  • Respeito
  • Equidade
  • Transparência
  • Benefício mútuo

Atualmente, a Roche colabora com cerca de 70 associações de pacientes no Brasil.

 

 

Programa da Roche para as comunidades

Selo Vizinho Legal

Patrocínio de atividades educacionais, culturais e esportivas com foco na transformação social do bairro do Jaguaré, onde fica a sede da Roche no Brasil. Tais como:

  • Projeto PALCO: O Projeto tem como objetivo primário ampliar, por meio da arte e educação, as possibilidades de escolhas, oportunidades e perspectivas de futuro de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, de modo a atuarem como cidadãos, em seu contexto social.

  • Instituto Esporte e Educação: É um projeto que visa contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação física e esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

  • Núcleo Aprende: É um projeto que visa capacitar professores para lidar com as diferentes condições de aprendizagem existentes entre os alunos, respeitando e compreendendo a diversidade, evitando, assim, a ocorrência de defasagens pedagógicas e encaminhamentos desnecessários para os serviços de saúde.


Expedição do S.A.S. Brasil, apoiada pela Roche
Expedição do S.A.S. Brasil, apoiada pela Roche

S.A.S. Brasil

Saúde, Alegria e Sustentabilidade é o projeto apoiado pela Roche que consiste em expedições que levam atendimento básico de saúde, ações de entretenimento e soluções em sustentabilidade a comunidades carentes e isoladas do território nacional que se encontram em grande nível de vulnerabilidade.


Instituto Reinventar

Projeto Cuidando do Cuidador: Projeto que atua no desenvolvimento de ações terapêuticas, por meio de oficinas de educação sobre o meio ambiente e produção de artesanatos com materiais reciclados voltados às enfermeiras e auxiliares de enfermagem do Hospital Peróla Byington, em São Paulo.

Projeto Tecendo Histórias na Quimioterapia: Iniciativa que acredita que cada paciente em tratamento pode compartilhar sua história de vida, luta e superação. Durante estes relatos, um tapete comunitário é produzido para ser deixado como decoração no espaço da quimioterapia do Hospital Pérola Byington.

Liga Voluntária Roche

Entendemos que o voluntariado pode contribuir para mudanças e transformações sociais. O voluntariado é uma forma de participação cidadã que possibilita ao sujeito se envolver, mobilizar, engajar e articular pessoas e instituições em torno de questões de interesse público.

Por conta disso, a Roche criou o portal interno da Liga Voluntária Roche, que visa proporcionar aos seus funcionários e estagiários a possibilidade de conhecer e atuar em várias dessas iniciativas.

O principal objetivo da Liga Voluntária Roche é oferecer aos colaboradores e estagiários da empresa um espaço em que possam divulgar suas ações voluntárias, se engajar em ações propostas pelos colegas ou pela gestão do programa, obter informações sobre voluntariado e fortalecer o exercício da cidadania proporcionando transformação social a diversos públicos.

Children’s Walk

Realizada pela Roche globalmente, a campanha arrecada doações dos colaboradores para crianças que vivem em situação de risco no Malawi. O valor arrecadado é dobrado pela Roche e, no Brasil, é destinado a instituições locais de assistência a crianças e adolescentes na área da saúde.

Comitê de Sustentabilidade

Formado por uma equipe multidisciplinar com representantes de todas as áreas da Roche Farmacêutica, tem a função de propor e acompanhar ações de curto, médio e longo prazos, de acordo com a matriz de materialidade da Roche Brasil. O Comitê de Sustentabilidade também é habilitado para recomendar a adoção de práticas sustentáveis para todas as áreas e atividades da empresa. Corporativamente, o comitê se reporta ao presidente e à Diretoria Jurídica, de Compliance e Responsabilidade Social da divisão Farmacêutica.