skip to the content

A Roche, pioneira em sistemas de monitorização da coagulação sanguínea, lançou o primeiro modelo Coaguchek® em 1994, sucedido pelo modelo CoaguChek S em 2000. Por ser um medidor de fácil utilização, de pequenas dimensões e com um controlo de qualidade integrada, o sistema Coaguchek® XS permite medir os valores de PT/INR de forma simples e rápida. A Roche criou um modelo que visa responder às necessidades específicas dos profissionais de saúde, o CoaguChek® XS Plus.

 

A nova geração de medidores foi lançada em 2006 com o aparelho CoaguChek XS. O medidor cumpre os requisitos das diretrizes da União Europeia, e também foi aprovado pela FDA - Food and Drug Administration (órgão governamental dos estados Unidos que regula alimentos e medicamentos no país) em fevereiro de 2007.

Precisão e Exatidão

Precisão e exatidão são dois critérios indispensáveis à monitoração do INR.

É essencial que os doentes anti-coagulados tenham a certeza de que os resultados de INR obtidos são precisos e exatos, para que possam ajustar a sua dosagem diária em resposta a uma necessidade terapêutica genuína.

Coaguchek® XS e Coaguchek® XS Plus

A precisão de um dispositivo é medida pelo seu coeficiente de variação (CV), isto é, o intervalo em que estão inscritos os resultados de diferentes testes no mesmo medidor. Quanto mais baixo for este intervalo, mais preciso é o medidor.
No que diz respeito à exatidão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, para que seja aceitável, o valor de ISI (International Sensitivity Index) do reagente à tromboplastina esteja entre 1.0 e 1.4. Quanto mais elevado o valor de ISI, menos confiáveis são os resultados do INR. Quanto mais próximo de 1.0, maior a correlação com os métodos laboratoriais existe, ou seja, quanto mais próximo de 1.0, melhor.

O sistema Coaguchek® usa um reagente com um ISI baixo e um dispositivo com um baixo CV:

  • a tromboplastina recombinante humana tem um ISI de 1.0, garantindo assim maior exatidão, em conformidade com as recomendações da OMS e da Sociedade Britânica de Hematologia;
  • e tem um coeficiente de variação de 3,9%, um intervalo de excelente precisão.


Uma boa precisão aliada à exatidão permite maior segurança nas decisões terapêuticas tomadas e maior sucesso da terapêutica anticoagulante oral.

Vantagens do produto

Cada indivíduo reage de forma diferente à terapêutica anticoagulante oral. Estresse, a administração de outros medicamentos, como analgésicos ou antibióticos, dieta alimentar rica em vitamina K (vegetais de folha verde-escuro, leguminosas) ou ingestão de álcool são fatores que podem interferir com a terapêutica anticoagulante oral (medicação à base de antagonistas da vitamina K). Outras condições adversas, como estados febris ou diarreia podem também ter impacto sobre os resultados de INR. Por isso é fundamental manter um controle rigoroso do INR.

Simples e Rápido

São necessários apenas quatro passos simples para se obter o resultado de INR. O CoaguChek® XS é um medidor de coagulação simples e seguro que, com uma pequena gota de sangue, fornece os resultados em apenas um minuto. As tiras podem ser guardadas à temperatura ambiente.

Seguro e Preciso

O CoaguChek® XS usa uma nova tecnologia baseada na detecção eletroquímica do tempo de protrombina. Conta ainda com o controle de qualidade integrado na tira-teste e funções internas de controle automático.

Pequeno e Confortável

Do tamanho da mão e pesando apenas 175 gramas, o CoaguChek® XS é um aparelho portátil que possibilita a realização do teste onde e quando necessário.

Teste indolor

O sistema de punção capilar CoaguChek® Softclix® e respectiva lanceta permitem uma punção do dedo praticamente indolor. É pequena, higiênica e segura. Permite o recolhimento exato da quantidade de sangue necessária à amostra, sem ter de recorrer a sangue venoso.