Farmacêutica

Avaliando o câncer de pulmão

Diferentes tipos de tumores podem afetar os pulmões. Estadiamento ajuda avaliar a sua extensão e definir seu tratamento.

cancer-de-pulmao

Com frequência falamos sobre câncer como se fosse uma única doença, mas existem mais de 200 tipos diferentes de tumores malignos 1. Há, por exemplo, vários tipos de câncer de pulmão, que podem ser divididos em dois grandes grupos: os de não-pequenas células, que são os mais comuns e incluem os carcinomas de células escamosas, os adenocarcinomas e carcinomas de células grandes, e os de células pequenas, que abriga tipos mais raros e agressivos 2.

Uma vez definido o tipo de câncer, é preciso fazer um estadiamento que, além de avaliar a extensão da doença, vai identificar a taxa de crescimento do tumor 3.

Existem vários sistemas de estadiamento do câncer. O mais utilizado é o da União Internacional Contra o Câncer (UICC), conhecido como Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos. Esse sistema avalia vários itens, como características do tumor e se há, ou não, metástase (disseminação para outros tecidos ou órgãos) 3. Cada item recebe uma classificação, que pode ir de I a IV, no caso do câncer de pulmão 2.

Entre outras funções, o estadiamento ajuda a equipe médica a definir o tratamento a ser adotado, prever complicações, fazer um prognóstico (uma previsão de como evoluirá a doença) e avaliar os resultados do tratamento 3.

 

Referências

1 Instituto Oncoguia. Tipos de câncer. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-cancer/83/1/

2 A.C. Camargo Cancer Center. Câncer de pulmão. Disponível em http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/pulmao/33/

3 Instituto Nacional do Câncer. Estadiamento. Disponível em http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=54