Tratando o câncer pelo SUS

Usuários do Sistema Único de Saúde têm direito ao tratamento gratuito do câncer

No Brasil, o paciente com câncer tem direito a tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sistema universal e gratuito de atenção à saúde, considerado o maior programa de inclusão social do mundo 1.

Entre outros benefícios garantidos por lei, o usuário do SUS tem direito a começar o tratamento do câncer -- incluindo cirurgia, quimioterapia ou radioterapia --, em até 60 dias a partir da data em que foi emitido o laudo do exame que comprovou a doença. Além disso, deve ter acesso gratuito a medicamentos, exames, internação e procedimentos necessários à recuperação de sua saúde dentro de um prazo razoável 1.

O paciente deve apresentar a sua queixa de saúde na unidade do SUS mais próxima de sua casa. Em seguida, será encaminhado a um ambulatório de especialidades ou hospital, onde será atendido por um médico especialista, que irá solicitar a realização dos exames necessários para a identificação do câncer 2.

Uma vez confirmado o diagnóstico, o paciente poderá ser encaminhado para tratamento em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), capacitada para tratar os tipos de câncer mais comuns no Brasil, ou para um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), que pode tratar qualquer tipo. Conforme o caso, o paciente poderá receber tratamento, também, em centros de referência, como como o ou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) ou  Instituto Nacional do Câncer (Inca) , no Rio de Janeiro 2.

 

Referências

1 Instituto Oncoguia. SUS. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sus/1457/4/

2 Minha Saúde. Entenda como funciona o tratamento de câncer no Brasil. Disponível em http://saude.ig.com.br/minhasaude/entenda-como-funciona-o-tratamento-de-cancer-no-brasil/n1597350811723.html