Tratamentos para Fibrose Pulmonar idiopática - (FPI)

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença crônica que cicatriza os pulmões e dificulta a respiração. É uma doença progressiva, o que significa que piora com o tempo. Uma vez que seus pulmões estão cicatrizados pela FPI, o dano não pode ser revertido. No entanto, existem opções disponíveis que podem ajudar a controlar seu impacto. Discuta suas opções de tratamento com seu médico e decida sobre uma abordagem adequada para você.

 

Terapias para ajudar a controlar a progressão da doença :

 

Transplante de Pulmão 

 

Um transplante de pulmão é a única cura para a FPI no momento, mas apenas algumas pessoas são elegíveis para um transplante. Existem riscos envolvidos e, o mais importante, você precisará ser compatível com um doador adequado, o que pode levar muito tempo. Seu médico poderá ajudar a explicar como o processo do doador funciona.

 

Medicamentos antifibróticos

 

Os antifibróticos ajudam a reduzir a inflamação e a diminuir a velocidade de cicatrização nos pulmões. Embora não seja uma cura, isso pode retardar o progresso da doença, aumentando as chances de uma sobrevida mais longa. Retardar a progressão da doença oferece às pessoas com FPI a oportunidade de manter sua independência e continuar fazendo as coisas que mais importam para elas. Assim como com todos os medicamentos, pode haver efeitos colaterais, mas seu médico geralmente pode ajudar a controlá-los.

 

Terapias para ajudar a controlar os sintomas da FPI :

 

Reabilitação pulmonar

 

A reabilitação pulmonar é um programa de exercícios, treinamento e orientação elaborado para maximizar o uso de seus pulmões. Com o tempo, os exercícios e técnicas podem ajudá-lo a controlar os sintomas diários da FPI e permanecer o mais ativo possível.

 

Medicamentos supressores da tosse

 

É comum as pessoas com FPI apresentarem tosse seca, sem catarro ou muco, o que pode ser cansativo ou difícil de controlar. Se você tiver tosse, existem vários medicamentos que seu médico pode oferecer, chamados supressores da tosse, que podem ajudar a reduzir a frequência com que você tosse.

 

Medicamentos antiácidos

 

Medicamentos antiácidos estão disponíveis para pessoas com FPI que sofrem de azia e indigestão ácida. Dependendo da frequência com que isso acontece, existem várias opções que os médicos podem oferecer para esses sintomas. Essas terapias também podem ser usadas em pacientes sem sintomas, para evitar danos aos pulmões devido ao refluxo ácido.

 

Oxigenoterapia

 

A oxigenoterapia pode ajudar com a sensação de falta de ar à medida que você recebe mais oxigênio para o seu corpo. No entanto, isso geralmente necessita de um tanque e pode limitar a facilidade de movimentação. À medida que a FPI progride, a oxigenoterapia em longo prazo se torna necessária em quase todos os casos.

 

Fonte: https://www.fightipf.com/ipf-treatment-options.html