Cada pessoa é única.
Cada câncer também.

250

tipos de câncer1

350

genes que contribuem para o desenvolvimento do câncer2

100000

mutações (aprox.) encontradas em alguns tipos de câncer de pulmão3

1

perfil de câncer único

Os avanços nos testes genômicos estão impulsionando a personalização do tratamento do câncer e ajudando os médicos a entender o tipo de câncer único de cada paciente.

O câncer costumava ser classificado principalmente de acordo com a sua localização no corpo (p. ex., pulmão, mama, fígado). Dependendo do estágio da doença, muitos pacientes com um tipo particular de tumor eram tratados uniformemente com quimioterapias.

  • Mas mesmo que a localização do tumor seja a mesma, as alterações no DNA que causaram o câncer podem ser diferentes, tornando cada câncer único.

  • Agora que os cientistas compreendem que o câncer tem como base alterações no genoma do paciente, podemos desenvolver medicamentos mais personalizados, direcionados para mutações genéticas específicas.

  • Os testes genômicos fornecem uma visão mais clara do câncer de cada paciente e os resultados podem ajudar os médicos a identificar se existe uma opção terapêutica direcionada para o perfil genômico único do paciente. Eles também podem ajudar a determinar se o paciente é candidato a participar de um estudo clínico.

Os testes genômicos são particularmente valiosos para pacientes com câncer em estágio avançado ou de difícil tratamento, como:

Câncer de pulmão

Cânceres raros

Câncer de sítio primário desconhecido

Graças à genômica, o tratamento do câncer está se tornando mais personalizado do que nunca:

  • 1paciente
  • 1perfil
    tumoral
  • 1plano de
    tratamento

O perfil genômico é um dos meios pelos quais estamos ajudando a transformar o tratamento dos pacientes e tornar a Medicina Personalizada uma realidade. Outro meio é o desenvolvimento de terapias-alvo.

Referências

  • 1. Armengol G, Ramon Y Cajal S. Funnel Factors. In: Schwab M, editor. Encyclopedia of Cancer. 2nd ed. New York: 2008.
  • 2. Stratton MR, Campbell PJ, Futreal PA. The cancer genome. Nature. 2009;458(7239):719-724.
  • 3. Strachan T, Goodship J, Chinnery P. New Insights from Genomewide Studies of Cancers. In: Genetics and Genomics in Medicine. New York and London: 2015.