Media Release

São Paulo, 14.10.2020

Coalizão de empresas promove conscientização sobre o diagnóstico precoce e desmistificação do câncer de mama

 

●    Realizado pela Roche Farma Brasil, o Movimento “Vem Falar de Vida” fomenta a disseminação de informações e atitudes para a descoberta da doença em fase inicial
●    Dos 60 mil novos casos anuais de câncer de mama no Brasil, metade ainda é detectada com mais de 5 cm, o que significa um diagnóstico tardio
●    Lindoya Verão, Movimento Mulher 360 e mais de 20 associações de pacientes já aderiram à iniciativa, que é aberta a empresas e instituições de segmentos diversos que se engajam na causa
●    Uma das iniciativas da Roche é ampliar para um dia inteiro a liberação de colaboradoras para fazerem seus exames preventivos; homens também terão oportunidade de acompanhar mulheres de sua rede de contatos

A Roche Farma Brasil, empresa pioneira no desenvolvimento de tratamentos para o câncer de mama no mundo, acaba de lançar o Movimento “Vem Falar de Vida”, que faz um convite não só para o autocuidado, mas também para o cuidado com o outro diante do câncer de mama.

A iniciativa tem como objetivo formar uma rede que promove a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o gerenciamento adequado da doença, ampliando, assim, as chances de cura e controle. O movimento evidencia a importância do cuidado da mulher não só em outubro, mas durante o ano todo. Empresas e instituições como Lindoya Verão, Movimento Mulher 360 e mais de 20 associações de pacientes já aderiram ao movimento, que é aberto a organizações e instituições de tamanhos e segmentos diversos, que se engajem na causa.

Às vésperas do Outubro Rosa, o “Vem Falar de Vida” surge como um movimento contínuo e conector: uma rede de propósito para ouvir e ampliar vozes, compartilhando histórias, ações e iniciativas. Também propõe uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um de nós no diagnóstico precoce e controle da doença, além de explicitar a necessidade de enfrentar estigmas e entender que, por trás de cada jornada, existe uma pessoa única, com suas fortalezas e fragilidades.

Apesar das campanhas e da visibilidade do tema, dos 60 mil novos casos anuais de câncer de mama estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), metade ainda é detectada com mais de 5 cm, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o que significa um diagnóstico tardio. “O câncer de mama precisa ser cada vez mais entendido como um tema de interesse de toda a sociedade. Isso significa que cada um de nós precisa fazer o seu papel e ir além, inspirando atitudes efetivas”, afirma a diretora de Recursos Humanos da Roche, Denise Horato.

As empresas e instituições que aderem ao movimento passam a integrar um hub de conteúdos digitais com informações de qualidade para compartilhamento gratuito em suas redes internas e externas, além de um calendário de iniciativas conectadas ao movimento e que estão alinhadas ao propósito do cuidado da mulher frente ao câncer de mama. Essas e outras iniciativas passarão por um processo de curadoria e serão amplificadas por meio da #VemFalardeVida nas redes sociais e plataformas digitais, estabelecendo uma agenda relevante ao tema da saúde feminina.

Iniciativa Um dia para se cuidar sempre

Uma das primeiras ações da Roche Farma Brasil dentro do movimento é criação do “Um dia para se cuidar sempre”, iniciativa que incentiva os colaboradores a usufruírem de um dia livre por ano para acompanhar uma mulher da sua rede de contatos (companheira, mãe, filha, amiga, etc) em consultas ou exames ginecológicos.

A ação foi lançada agora no Outubro Rosa e, a princípio, terá duração de um ano, com posterior reavaliação. A partir deste mês, a Roche apresentará a iniciativa a empresas parceiras, convidando-as a se inspirar no formato e oferecer a mesma facilidade a seus funcionários. A liberação já ocorria anteriormente, no período registrado em atestado médico, porém a companhia ampliou a concessão para um dia inteiro. 

“Essa ampliação deixa claro nosso incentivo para que a saúde das mulheres seja uma prioridade para todos, de maneira periódica, sem adiamentos”, enfatiza Denise Horato. A ação amplia a prática já aplicada pela empresa para que funcionários efetivos e estagiários se ausentem para realização de exames e consultas de qualquer natureza.

Mais informações sobre o movimento “Vem Falar de Vida” e como aderir estão disponíveis no site www.vemfalardevida.com.br.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. 

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas, trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2019, empregou cerca de 97.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 61,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br

Contatos para a imprensa    
In Press Porter Novelli
[email protected]