Media Release

São Paulo, 06.11.2020

Roche arrecada fundos para campanha Children’s Walk, que apoia crianças no Brasil e no mundo

Transformar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade ao redor do mundo, proporcionando a elas a possibilidade de um futuro melhor. Essa é a missão que inspirou a criação da campanha global da Roche, Children’s Walk, que engaja os seus colaboradores a doarem recursos para oferecer apoio a projetos globais relacionados à educação, nutrição, saúde primária e desenvolvimento social. O valor total angariado pelos colaboradores é dobrado pela companhia e utilizado em iniciativas desenvolvidas em países como Malawi (um dos países mais pobres do mundo) e Etiópia, na África e Nepal e Filipinas, na Ásia, bem como projetos locais, em cada um dos mais de 90 países onde a empresa atua.

 

Realizada anualmente, a campanha chega agora em sua 17ª edição, com um histórico de mais de R$19 milhões em doações para projetos infantis ao redor do mundo desde o seu lançamento. Só no Brasil, onde a ação foi realizada pela primeira vez em 2008, as doações já ultrapassam o valor de R$670 mil.

 

Considerada um recorde para a empresa, a edição de 2019 contou com a participação de 25 mil funcionários, de 169 unidades, em 76 países. Na Roche Brasil, os colaboradores conseguiram arrecadar mais de R$ 60 mil reais, valor que foi dobrado pela empresa. Deste total, metade dos recursos foi destinado aos projetos globais, e a outra metade doada ao Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo, referência no tratamento do câncer infantil na América Latina.

 

Com a verba, o hospital pôde implementar o projeto Ursinho Elo 2.0, que tem como propósito contribuir para que crianças em tratamento oncológico e que passaram por transplante de medula óssea tenham um tratamento mais humanizado e acolhedor. Para amenizar a saudade e o distanciamento, o projeto propôs a distribuição de iPads, customizados em cases em formato de ursinho, às crianças internadas, para que elas recebessem vídeos com mensagens dos seus familiares e amigos.

 

Com o valor doado pela companhia, serão confeccionados - ainda este ano -, 200 ursinhos em material especial (também em parceria com a marca FOM), além da compra e customização de 70 cases de iPads. Além da verba arrecada e destinada à instituição, a área de TI da Roche Brasil doou ainda 35 tablets ao projeto. O montante angariado também possibilitou a implementação de melhorias na ala infantil do hospital, onde já foi inaugurada uma Lan House e está sendo construído o Cantinho da Vitória by Roche, espaço em que cada criança, após completar os cinco anos de tratamento, terá uma singela comemoração pelo fim desse primeiro ciclo.

 

“A parceria com a Roche, sem dúvidas, está trazendo grandes avanços e melhorias no tratamento das crianças que chegam até nós. Elas passam longos períodos internadas, sem o convívio com o meio externo ou contato físico com os colegas, com os familiares, o que é muito difícil. A primeira versão do projeto Elo contribuiu muito para a aceitação da criança e dos familiares durante essa fase de tratamento, na adaptação de todos e, com certeza, para os resultados também”, comenta Dra. Larissa Polis Moreira, Médica Coordenadora da Oncopediatria do HAC.

 

“Nossa ala de pediatria acolhe, todos os anos, cerca de 18 mil crianças e adolescentes, que já estão sendo beneficiados pelo apoio da campanha Children’s Walk, da Roche. Nossa única palavra é gratidão, por todo o engajamento e a alegria contagiante de todos os colaboradores da Roche que fizeram parte dessa campanha desde o início, e estão nos ajudando nessa missão tão valiosa e filantrópica que temos aqui: a de salvar vidas”, complementa Fernando Schwarz, Diretor de Transparência e Imagem Institucional do HAC.

 

Children’s Walk 2020: Educar para transformar

Em 2020, a tradição de apoio social da Roche continua e funcionários da empresa de todo o mundo já se reúnem na organização de ações para a arrecadação de fundos. Em um ano atípico devido à pandemia do COVID-19, os colaboradores das três divisões da Roche Brasil - Farmacêutica, Diagnóstica e Diabetes Care -, enfrentam um desafio diferente: pensar em iniciativas 100% digitais para angariar doações, já que os escritórios permanecem fechados.

Entre as ações contempladas, as equipes propuseram iniciativas como a venda de videoaulas desenvolvidas pelos próprios colaboradores e convidados, que variam entre yoga, música, idiomas e até culinária; a compra de rifas para sorteio de diversos prêmios doados por membros do Comitê Executivo das três divisões, com itens que vão desde uma bicicleta até um jogo de panelas completo; e também a venda de sessões/lives doadas por profissionais renomados de diversas áreas, como saúde, educação, bem-estar, abordando os temas mais votados pelos próprios funcionários.

 

As ações tiveram início no mês de setembro e acontecerão até o dia 31 de outubro. Com o valor arrecadado por meio dessas iniciativas, será apoiado o projeto do Núcleo Aprende, com a distribuição do livro Falabetizando, material dirigido a crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Ele foi idealizado pela neuroeducadora e fonoaudióloga educacional, Rosana Mendes Ribeiro, a partir do projeto CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem), que visa a capacitação de profissionais da educação a reconhecerem e mapearem diferentes níveis de aprendizagem de seus alunos, identificando, por exemplo, distúrbios funcionais ou deficiências intelectuais, ou aqueles que simplesmente acumulam defasagens pedagógicas com o intuito de proporcionar uma maior evolução escolar dessas crianças e adolescentes, projeto este já apoiado pela Roche Brasil desde 2016 e com ótimos resultados nas escolas onde aplicado.

 

Por este motivo e devido aos impactos negativos causados pela pandemia com o fechamento das instituições de ensino, a Roche vislumbrou uma forma de impulsionar ainda mais a iniciativa para beneficiar um número ainda maior de crianças, por meio da Campanha Children´s Walk, incentivando o senso de solidariedade e voluntariado na empresa. O valor doado será utilizado para a impressão de novas cópias do livro Falabetizando. A meta é angariar fundos para a impressão de 150 unidades para atender crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas localizadas na região do entorno da sede da empresa, no bairro do Jaguaré.

 

“Eu sempre falo que o Falabetizando respeita o que a ciência nos comprova: o cérebro aprende através de memórias. A única memória que essa criança tem é a sua fala, mesmo que ainda distorcida por algum problema que ela tenha desenvolvido. Com base nessa abordagem fônica e credibilidade da ciência, mostrando que as memórias mais remotas que temos em nosso cérebro são da nossa comunicação oral, e considerando essas bases linguísticas, desenvolvemos esse material de associação, que chamamos de fonema grafema – associação letra-som”, explica Rosana.

 

“O conteúdo do livro foi testado com crianças com muita dificuldade em ter sucesso no processo de alfabetização, e elas responderam muito bem. O livro traz um ensino sistemático com metas, além de ser lúdico, criando uma conexão com essas crianças. Quando você associa o som à uma grafia, você fornece a pista que essa criança precisa para que seu cérebro dê significado em termos de aprendizagem. E é isso que o Falabetizando faz, ele dá significado”, complementa Rosana.

“A Roche está comprometida  em contribuir  para  o desenvolvimento de uma sociedade socialmente mais justa. Educação é pilar fundamental deste processo e exerce papel indiscutível , inclusive, na formação para o exercício de cidadania. Incentivar a cultura de doação aos colaboradores da empresa, buscando alternativas para amenizar as marcas deixadas pela pandemia, é parte de nossa responsabilidade social corporativa.”, comenta Sarah Chaia, Diretora Jurídica, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Health Policy & Compliance Officer.

 

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

 

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.

 

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável na Indústria Farmacêutica pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).

 

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2019, empregou cerca de 97.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 61,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão.

 

Para mais informações, visite www.roche.com.br