Media Release

24.05.2022

Projeto social apoiado pela Roche é premiado no Fórum Econômico Mundial de Davos

Parceria com SAS Brasil faz com que o acesso à saúde chegue às regiões mais carentes do Brasil

Adriana Mallet, médica e uma das idealizadoras da Saúde, Alegria e Sustentabilidade - SAS Brasil, startup social e itinerante que leva medicina especializada para cidades brasileiras com os menores Índices de Desenvolvimento Humano, é premiada como Empreendedora Social de 2022 durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O projeto conta com o apoio da Roche - empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico – desde 2014, quando as ações eram realizadas em paralelo à tradicional competição off road  “Sertões”. 

“Ninguém faz nada sozinho! É muito gratificante representar o Brasil neste evento, que reúne os maiores líderes globais. A parceria da SAS com a Roche é fundamental para o projeto ter esse alcance que conquistou ao longo dos anos. São muitos os desafios, mas juntos conseguimos diminuir as desigualdades sociais”, comenta Adriana. 

Há nove anos, a Roche apoia a SAS Brasil com recursos financeiros, fornecimento de testes de diagnóstico e participação de colaboradores voluntários para que a startup social amplifique o acesso médico a cidades carentes. Uma iniciativa conectada à missão da empresa com a promoção do acesso à saúde por meio de soluções inovadoras e sustentáveis e que faz parte do compromisso da farmacêutica com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), validados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos - tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, acesso ao saneamento, à educação e à água e integridade nos negócios.  

 

Contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa é o compromisso da Roche. Para a companhia, a promoção da saúde está diretamente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.  “Como direcionamento global, a empresa investe em iniciativas que geram valor duradouro e alto impacto para o ecossistema da saúde, sempre com um olhar muito humanizado para o cidadão, como é o caso da SAS Brasil. Por isso, ficamos felizes em ver um projeto apoiado pela Roche, desde o começo, sendo reconhecido internacionalmente em um dos eventos mais renomados do mundo”, afirma Patrick Eckert, Presidente da Roche Farma Brasil.

 

Pandemia de Covid-19 

Devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade de realizar o distanciamento social para prevenir a propagação da doença, a SAS Brasil precisou suspender os atendimentos médicos presenciais e desenvolver o seu próprio modelo de consulta por telemedicina, sistema que já vinha testando antes mesmo da pandemia ser uma realidade, como forma visionária de gerar mais impacto às comunidades desassistidas. O apoio da Roche contribuiu para que contêineres fossem transformados em consultórios médicos completos e com equipamentos de alta tecnologia, encurtando assim as distâncias entre o acesso à saúde especializada e comunidades. As Unidades de Telemedicina Avançada (UTAs) possuem toda a estrutura necessária para realizar atendimentos, exames e tratamentos resolutivos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, odontologia, oftalmologia e saúde mental. 

 

As unidades percorreram diversas cidades brasileiras e com o apoio das Secretarias de Saúde locais, 10 mil pessoas foram beneficiadas e 625 pacientes retirados da fila do SUS. Além disso, profissionais da saúde dessas cidades foram capacitados para atenderem pacientes graves com Covid-19.  “Estabelecer parcerias de valor, como essa com a SAS Brasil, faz parte do nosso propósito de fazer agora o que as pessoas precisarão no futuro, fortalecendo nossa crença de que somente atuando em rede junto a organizações que tenham as mesmas aspirações que as nossas será possível alcançar nossa ambição de não deixar nenhum paciente para trás”, conclui Eckert. 

 

 

Sobre a SAS Brasil 

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse: http://sasbrasil.org.br/