Media Release

02.06.2022

Roche Diagnóstica desenvolve testes PCR para detectar o vírus da varíola dos macacos

Assim como aconteceu com os testes de Covid-19, Roche é a primeira a trazer para o país o exame que detecta a doença

 

A Roche Diagnóstica, juntamente com a sua filiada TIB Molbiol, desenvolveu três kits diagnósticos para a detecção do vírus da varíola dos macacos, em resposta ao rápido crescimento de casos relatados nas últimas semanas na Europa e América do Norte. Os testes utilizam ensaios PCR – amplamente utilizados para identificação do vírus da Covid-19 – para detecção dos ortopoxvírus, incluindo o vírus da varíola dos macacos, a partir da coleta de amostras de lesões de pele humana.

 

O primeiro kit a ser disponibilizado será o LightMix® Modular Orthopox, que detecta o ortopoxvírus, incluindo todos os tipos de vírus da varíola dos macacos, vindos da África Ocidental e da África Central.

 

O segundo kit é um teste específico que detecta apenas o vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central). Para pesquisadores interessados em obter ambos os resultados, estará disponível um terceiro kit que detecta simultaneamente os diferentes ortopoxvírus e fornece informações sobre a presença ou não de um vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central). Esses dois últimos serão lançados posteriormente.

 

O kit LightMix® Modular Orthopox estará disponível para uso em pesquisa na maioria dos países do mundo. No Brasil, a equipe de Roche Diagnóstica está acelerando o processo de importação dos testes para que sejam disponibilizados no mercado nas próximas semanas. Vale reforçar que o teste LightMix® Modular Orthopox será disponibilizado para qualquer instituição, seja no âmbito público ou privado. O kit estará disponível inicialmente como de uso exclusivo para pesquisa e, pela regulamentação brasileira, os laboratórios públicos e privados podem usar os testes de uso exclusivo para pesquisa para uso como diagnóstico, desde que esses laboratórios façam a validação do ensaio.

 

Sobre a Roche Diagnóstica

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos, de diagnóstico e para monitoramento da diabetes, dedicada a desenvolver avanços na ciência para melhorar a vida das pessoas desde a sua fundação em 1896, na Basileia (Suíça). A divisão Diagnóstica da companhia é líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual de câncer, oferecendo um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções exclusivas, incluindo Ensaios, Diagnóstico Digital, Gestão de Doenças, Automação de Laboratório e Softwares voltados para pesquisadores, médicos, pacientes, hospitais e laboratórios.

 

No Brasil desde 1972, a Roche Diagnóstica se dedica a soluções de diagnóstico laboratorial, e hoje concentra suas atividades na importação e distribuição de testes e equipamentos de diagnóstico in vitro para áreas como Sorologia, Hematologia, Biologia Molecular, Point of Care e Pesquisa. Seu portfólio contempla doenças nas áreas de Cardiologia, Doenças Infecciosas, Oncologia, Saúde da Mulher, Neurologia, entre outras.

 

O diagnóstico desempenha um papel essencial no auxílio às organizações de saúde na luta contra as doenças, bem como no atendimento a desafios de saúde cada vez mais complexos. A medicina diagnóstica baseia cerca de 70% das decisões clínicas no mundo. Diagnósticos confiáveis representam conhecimento e informação que dão poder a médicos e pacientes para tomar a decisão certa, no momento certo, para uma vida melhor. É por isso que a Roche acredita e investe no valor médico das suas soluções diagnósticas.