Brasília, 08 Dezembro, 2016

Roche oferece serviço de informação molecular da Foundation Medicine (FMI) para auxiliar tratamento do câncer no Brasil

Por meio de parceria global, anunciada no ano passado, a afiliada brasileira cria unidade de negócios que irá comercializar os serviços de análise genômica e de informação molecular da FMI no país e América Latina

São Paulo, 08 de dezembro de 2016 - A Roche, farmacêutica pioneira em biotecnologia no mundo, passa a comercializar no Brasil as soluções de informação molecular da Foundation Medicine (FMI), líder em análise genômicas em oncologia, que estão transformando a forma de tratar o câncer no mundo. Os serviços da FMI - Foundation One® e FoundationOne® Heme – são destinados a pacientes com cânceres agressivos e/ou avançados, proporcionando aos médicos informações sem precedentes sobre a constituição molecular individual dos pacientes com câncer, que permitem adotar um tratamento mais personalizado.

A parceria reforça a abordagem de medicina personalizada da Roche, que envolve diagnóstico, tratamento e, agora, informação molecular, e marca a entrada da farmacêutica no segmento de serviços de saúde na América Latina. Para isso, a recém-criada unidade de negócios atenderá à demanda do Brasil e, no próximo ano, outros nove países latino-americanos.

“Para a Roche, a parceria com a Foundation Medicine representa mais um passo em oferecer soluções que podem mudar a prática clínica na oncologia e delinear o futuro do tratamento de precisão do câncer. É nosso compromisso com a medicina personalizada e com levar mais inovação aos pacientes brasileiros”, afirma Rolf Hoenger, presidente da Roche Farmacêutica no Brasil.

A Foundation Medicine conta com métodos exclusivos que garantem a detecção de todas as classes de alterações genômicas na oncologia e uma base de dados com mais de 100.000 casos da doença em todo o mundo.

“A informação molecular é obtida a partir de uma amostra de tecido do tumor do paciente. A análise de 315 genes permite entender quais as alterações moleculares estão contribuindo para o avanço do câncer e traçar um relatório personalizado”, Matheus Vieira, líder da recém-criada unidade de negócios.

Com base em um vasto banco de dados, que engloba as mais recentes evidências científicas e clínicas publicadas, um grupo de informações estratégicas suporta os médicos, possibilitando assim a tomada de decisão clínica com base em evidências e um direcionamento terapêutico customizado para o caso em questão.

FoundationOne® e FoundationOne® Heme
São serviços de informação molecular para tumores sólidos e cânceres hematológicos, respectivamente, que contribuem para um atendimento realmente personalizado ao paciente com câncer, determinando o perfil genômico completo do tumor em uma amostra de tecido obtida por biópsia.

O FoundationOne® aplica o sequenciamento de última geração para identificar todas as quatro classes de alterações genômicas nos 315 genes relacionados ao câncer e reconhecidos como determinantes de tumores sólidos. Já o FoundationOne® Heme analisa e interpreta as informações de sequenciamento do DNA de 405 genes e as informações de sequenciamento do RNA de 265 genes que comumente sofrem rearranjo em casos de doenças malignas hematológicas e sarcomas.

Participação majoritária na Foundation Medicine
Em janeiro de 2015, a Roche concluiu globalmente a aquisição de 56,3% da Foundation Medicine, empresa americana líder mundial na área de análise molecular e genômica. A compra da participação majoritária foi realizada com a oferta de cerca de US$ 780 milhões por 15,6 milhões de ações. Além disso, o Grupo Roche investiu mais de US$ 250 milhões na compra de 5 milhões de ações recém-emitidas pela FMI na época da negociação.

A parceria incluiu uma vasta colaboração em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com o potencial de mais de US$ 150 milhões de investimento da Roche para acelerar as iniciativas de criação de novos produtos da FMI, aperfeiçoar os tratamentos para pacientes oncológicos e formatar e compreender melhor os resultados de ensaios clínicos baseados em informações moleculares, bem como realizar acordos de cooperação comercial destinados a expandir os esforços de vendas globais para os produtos atuais e futuros da Foundation Medicine.

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. É considerada a maior empresa mundial de biotecnologia, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Combinando as forças das divisões farmacêutica e diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

Fundada em 1896, busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. Vinte e nove medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer.

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2015, empregava mais de 91.700 pessoas em todo o mundo. Em 2015, a Roche investiu 9,3 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 48,1 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. Visite www.roche.com.br.