Aphems - Associação das Pessoas Com Hemofilia do Mato Grosso do Sul com apoio da Rede Hemosul MS é o projeto vencedor

 

 

A Associação concorreu ao apoio da edição 2022 da Children’s Walk, - campanha filantrópica anual da Roche que tem como objetivo arrecadar fundos para destinação a projetos que suportem crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social em diversos países de extrema pobreza do mundo.

 

O projeto tem o objetivo de proporcionar às crianças com hemofilia um ambiente lúdico educacional, cultural e de lazer, bem como disponibilizar estratégias de amenização para os momentos de infusão e interação com a sua condição, trazendo mais qualidade de vida.

 

Esta proposta visa a construção de dois espaços de interação para as crianças com hemofilia. Um espaço será no ambulatório de hemofilia e outro na farmácia de distribuição de fatores da Rede Hemosul MS. Os espaços terão identidades visuais integradas.

 

Propõe-se a construção de armários coloridos com mesinhas planejadas, que irão disponibilizar uma biblioteca infantil e uma brinquedoteca, com o propósito de tornar o momento da infusão e da retirada dos fatores algo mais ameno, positivo e humanizado. Que a criança construa um conceito de que tem uma questão que a acompanhará na vida, porém, que deve ser tratada com leveza e bom humor para que não se torne um problema maior e, sim, uma condição a ser enfrentada e trabalhada com percepção de futuro e qualidade de vida. Os ambientes interativos contarão com brinquedos educacionais e de lazer, com livros de literatura infantil gerais e também com cartilhas específicas para a hemofilia disponíveis pelas instituições nacionais que trabalham esse assunto.

 

Também, uma vez por mês, haverá na farmácia de distribuição um momento lúdico educacional com 'Contação de Histórias' (storytelling) presencial (ou online caso questões como a pandemia impedirem a realização presencial) para divertir, instruir, integrar e humanizar o ambiente que a princípio pode apenas significar tratamento de saúde. Tornar este ambiente mais humanizado proporcionará um enfrentamento mais ameno e bem humorado do seu tratamento.