Você sabe o que é o HPV e como preveni-lo? 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou sua iniciativa global para erradicar o câncer de colo do útero no mundo, com metas ambiciosas no que diz respeito à vacinação, diagnóstico e ao tratamento. 

 

Dentro dessas metas, está a expectativa que 90% das meninas sejam vacinadas contra o HPV, que 70% das mulheres sejam rastreadas com testes de alta precisão, como o teste molecular de HPV, e que 90% das mulheres que necessitem de tratamento tenham acesso ao mesmo. Na América Latina, ainda estamos muito longe de alcançar esta meta, e aqui no Brasil não é diferente. A cada 90 minutos uma mulher morre de CCU no Brasil, evidenciando as desigualdades no sistema de saúde.

 

Para entender como mudar esse cenário, a Dra. Neila Maria de Gois Speck, médica especialista em ginecologia e patologia do trato genital inferior e Presidente da Comissão Nacional Especializada de Trato Genital Inferior da FEBRASGO participa do RocheCast, compartilhando em bate papo rápido as informações importantes a respeito do câncer de colo do útero e como preveni-lo. 

 

Ouça agora: