Mesmo com o avanço da tecnologia e com o crescimento do acesso à informação, quando falamos de prevenção e conscientização do câncer, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o autocuidado faça parte da rotina de cada um. Com os dias corridos somados ao atual momento em que vivemos, o cuidado com a saúde é muitas vezes deixado de lado.

 

Datas como Outubro Rosa, Novembro Azul e o Dia Nacional do Combate ao Câncer colaboram para que as informações sejam  disseminadas, aumentando assim, o número de pessoas que buscam realizar exames e cuidar da saúde. “O câncer só pode ser vencido se formos mais ágeis no combate a desinformação e ao preconceito, no diagnóstico precoce, no início  dos cuidados e no uso de inovações.” - Adriano Sá, Chapter Lead de Ciência Humanizada na Roche Farma Brasil.

 

Pesquisa e desenvolvimento em oncologia na Roche

 

Na Roche, temos uma área voltada à pesquisa e desenvolvimento, onde o objetivo é fornecer terapias eficazes contra o câncer por meio da descoberta e aperfeiçoamento de novos medicamentos. Acreditamos que um diagnóstico preciso é a chave para o sucesso do tratamento, por isso, também trabalhamos para identificar marcadores tumorais (componentes das células do nosso corpo que podem vir a ser usados como indicadores para a doença) que irão detectar células cancerosas muito antes dos primeiros sintomas. 

 

Essa informação pode ajudar os médicos a iniciar um tratamento direcionado e eficaz com muito mais rapidez e exatidão, aumentando, assim, o bem-estar do paciente e melhorando a gestão de recursos para o sistema de saúde.”Dando continuidade a nossa ambição de não deixar nenhum paciente para trás, a Roche continuará investindo cada vez mais em pesquisas para ampliar o acesso dos pacientes aos tratamentos que mais precisam. Um dos nossos compromissos é fortalecer o nosso legado em oncologia para que possamos continuar impactando o ecossistema de saúde no Brasil.” - Michelle Fabiani, Diretora Médica na Roche Farma Brasil.

 

Educação em saúde | Ações com a sociedade e com o colaborador

 

A Roche, como parte do movimento Vem Falar da Vida, desenvolveu a ação #AmorATodaProva que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de uma rede de apoio mais assertiva no processo de auxílio às mulheres com câncer de mama, além de destacar que os cuidados a essas pacientes podem ser prestados por qualquer indivíduo. Incentivar movimentos que ressaltam o cuidado dos pacientes traduz o nosso objetivo e fazem toda a diferença no processo de recuperação e enfrentamento da doença.

 

Além da rede de apoio, a saúde mental é uma forte aliada durante um processo desafiador, desde o diagnóstico até um tratamento; ela contempla nossas emoções e nosso bem-estar físico, psíquico e emocional. Por se tratar de um tema tão relevante, em todos os sentidos, a Roche criou para cuidar também dos seus o Wellbeing Week em 2014, evento que tem duração de uma semana e discute a importância dos colaboradores estarem com a sua saúde mental e física em dia. Em 2021, o evento aconteceu em setembro e abordou temas como autoconhecimento, sono, alimentação e lazer para mais de mil colaboradores.

 

A Roche também oferece para seus colaboradores desde de 2018 sessões de práticas de Mindfulness, o exercício tem como objetivo proporcionar o equilíbrio entre corpo e mente e a prevenção de doenças. Proporcionar um momento de conexão e olhar para dentro faz bem para todos.