Arte em forma de terapia para cuidar de quem cuida

Com o apoio da Roche, o Instituto Reinventar promove ateliês com materiais recicláveis que levam bem-estar emocional aos funcionários do Hospital Pérola Byington

 

Movida pelo propósito Doing now what patients need next, a Roche busca, incessantemente, por inovações em saúde capazes de solucionar necessidades médicas ainda não atendidas. Para a empresa, tão importante quanto investir em soluções clínicas, é garantir que elas estejam disponíveis aos pacientes. Para isso, entende que é necessário apoiar o ecossistema de saúde brasileiro como um todo e investir, também, no cuidado e na valorização dos profissionais envolvidos nesse processo.  

A campanha #CadaUmImporta, lançada pela companhia em março deste ano, tem como objetivo reconhecer profissionais e iniciativas de cooperação que façam a diferença nesta jornada, como é o caso do Projeto Resíduo Terapia.  

Realizado pelo Instituto Reinventar desde 2014, o projeto apoiado pela Roche beneficia, dentre outros profissionais administrativos, principalmente a equipe de enfermagem que atende pacientes com câncer do Hospital Pérola Byington, instituição referência nos cuidados com a saúde da mulher em São Paulo. Nasceu com um olhar atento para a arte como oportunidade de transformar resíduos recicláveis em artesanatos, ao mesmo tempo em que colabora para o bem-estar dos participantes, que aproveitam o encontro para trocar experiências. O objetivo é “cuidar do cuidador” e permitir que esses profissionais tenham momentos de pausa, atenção e relaxamento, enquanto realizam atividades manuais, que além de terapêuticas contribuem para o meio ambiente.

Para Adriana Lima, gerente de Responsabilidade Social & Sustentabilidade da Roche, o projeto está completamente alinhado ao objetivo da companhia de valorizar, por meio de atitudes e ações, cada profissional no processo de cuidado com o paciente. “Juntos podemos cuidar de quem sempre cuidou de todos”, finaliza.

Em 2019, foram realizados 26 workshops para aproximadamente 250 profissionais do Hospital Pérola Byington. Neste ano, devido ao distanciamento social para a contenção da pandemia, as atividades estão sendo transmitidas nas redes sociais do projeto, na última sexta-feira de cada mês. Nas últimas aulas, os participantes aprenderam a fazer velas artesanais, blocos de notas e espelho de tomada personalizado. 

“Aceitamos o desafio, juntamente com a Roche, para construir um projeto inovador, com foco no cuidador, o profissional que atende e que se dedica aos pacientes. Estamos fazendo história, incentivando outras instituições a olharem para a saúde dos seus e, mais ainda, unirem arte e sustentabilidade no cuidado emocional de cada um. Hoje nos enche de orgulho cada passo que foi dado”, conta o Instituto Reinventar.

A valorização de cada profissional torna a transformação da jornada dos pacientes uma realidade na Roche. #CadaUmImporta

Conheça e acompanhe o projeto aqui!