Brasil lidera inscrições no Prêmio Roche de Jornalismo

Evento de premiação – o Roche Press Day - acontece em julho, na Argentina.

O Brasil lidera no número de inscritos para o Prêmio Roche de Jornalismo, realizado anualmente em parceria com a Fundação Gabriel Garcia Marquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), uma das mais renomadas no jornalismo latino-americano. Os ganhadores serão anunciados no “Roche Press Day”, o evento de premiação que será realizado em julho próximo, na Argentina.

Na edição de 2017, o Prêmio recebeu 489 inscrições, sendo que o Brasil é responsável por 152 delas. São duas categorias de premiação - TV e Impresso -, nas quais podem concorrer reportagens originais em espanhol ou português veiculadas no ano anterior sobre os seguintes assuntos:

  • Inovação em cuidados com a saúde;
  • Biotecnologia;
  • Acesso a tratamentos;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Regulação e políticas públicas;
  • Oncologia.

Realizadora do Prêmio em parceria com a FNPI, a Roche “tem certeza que divulgar informação de qualidade é a chave para conscientizar a sociedade sobre doenças, acesso a saúde e outros temas relevantes”, diz Michelle Medeiros, diretora regional de comunicação corporativa da Roche na América Latina.

Segundo ela, a Roche acredita que “os jornalistas desempenham um papel fundamental neste processo. O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde tem o objetivo reconhecer o trabalho da imprensa para manter as pessoas bem informadas. Para nós é um grande orgulho impulsionar esse tipo de iniciativa, contando com o apoio da FNPI”.

Premiação dos vencedores nas categorias TV e impresso

O vencedor de cada categoria receberá uma bolsa para participar de um workshop da FNPI, de acordo com seu perfil profissional, ou do Festival Gabriel García Márquez de Jornalismo, que é realizado anualmente na cidade de Medellín na Colômbia, no marco do Prêmio Gabriel García Márquez.

No caso das reportagens que foram resultado de trabalho coletivo, as equipes tiveram que eleger um representante ao inscrevê-las. Pois a bolsa para o vencedor, tanto para participar do workshop quanto do Festival, inclui o valor da matrícula, passagens aéreas, hotel e mais despesas durante os dias do evento escolhido.

Para a edição de 2017, as inscrições foram finalizadas no início de abril deste ano. Saiba mais no site do prêmio: www.premiorochedejornalismo.com.