Dia Mundial de Segurança do Paciente

“Dia para lembrar o importância do cuidado com o paciente e como podemos colaborar  segurança da população”

 

Na data de 17 de setembro comemoramos o Dia Mundial de Segurança do Paciente, instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para alertar sobre a importância de se prever uma assistência segura aos pacientes.

 

Muitos questionamentos acerca deste tema surgem constantemente, por esse motivo convidamos nosso time de Farmacovigilância da Roche, para responder algumas dúvidas sobre a pauta de segurança do paciente. 

 

Confira as respostas a seguir: 

 

O Brasil possui algum programa voltado para a segurança do Paciente?

 

Sim, o Brasil possui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) criado pelo Ministério da Saúde e ANVISA para melhorar o cuidado com os pacientes e profissionais nas unidades de saúde do Brasil. 

 

O porquê é tão importante nos preocuparmos com a pauta de Segurança do Paciente? Qual é o fundamento disso?
 

A saúde do paciente tem sido priorizada pelas organizações de saúde, agências reguladoras, fabricantes de medicamentos e produtos de saúde a fim de promover a segurança do mesmo proporcionando saúde e bem estar e reduzindo o risco de eventos adversos. 

 

O que pode acontecer quando não se cuida da segurança do paciente?
 

Podem ocorrer efeitos adversos, erros de medicação, interações medicamentosas e outros problemas relacionados ao uso de medicamentos, por isso, a conscientização da população em relação a ocorrência desses eventos e como notificá-los, é de extrema importância para saúde como um todo. Saber identificar um efeito/evento adverso auxilia no acompanhamento do perfil de segurança dos medicamentos e produtos para a saúde.



O que é Farmacovigilância e qual sua relevância para a saúde da população?

 

Farmacovigilância é a ciência das atividades que identifica, avalia, compreende e previne efeitos adversos relacionados ao uso de medicamentos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. A sua relevância para a saúde da população consiste em realizar o monitoramento dos medicamentos e demais produtos para saúde, a fim de mitigar possíveis riscos e avaliar até mesmo novos benefícios.



Então, afinal, qual a importância desta data? E a Roche, está engajada neste assunto?

 

A Roche possui um sistema de farmacovigilância robusto, coleta e análise de dados, que faz o constante monitoramento do perfil benefício-risco dos seus medicamentos para assim poder garantir a segurança dos pacientes.

 

O compromisso da Roche é ampliar o acesso à saúde no Brasil, cujo propósito passa por este essencial viés do cuidado e monitoramento constante da evolução medicamentosa dos pacientes, visando sempre a saúde e qualidade de vida de seus pacientes.