Cuidados especiais para o paciente oncológico em tempos de pandemia

 

Com a ascensão do COVID-19, muitas dúvidas podem surgir

 

A rotina do paciente com câncer é normalmente composta por cuidados diários e cautela, e mesmo que as atenções dos profissionais da saúde estejam voltadas à pandemia neste momento, a manutenção do tratamento oncológico é fundamental para o sucesso terapêutico.

Durante a quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, o paciente lida com um efeito imunossupressor, que nada mais é do que a imunidade baixa em consequência dos tratamentos. Por isso, a atenção deve ser redobrada quanto à contaminação do novo Coronavírus.

 

O que você deve saber

 

De acordo com o Hospital A.C. Camargo Câncer Center, as recomendações não são muito diferentes das indicadas ao público geral. Recomenda-se restringir o contato físico, evitar visitas, principalmente de pessoas com algum problema de saúde, e lavar as mãos com frequência. Caso tenha algum sintoma, o paciente deverá procurar o pronto-socorro, da mesma forma como faria se não houvesse a pandemia. Também não existe evidência ou orientação sobre o uso de máscaras para pacientes com câncer, conforme publicações da ASCO – American Society of Clinical Oncology.

 

E as cirurgias?

 

Ainda de acordo com a ASCO, o recomendado é que, se possível, as cirurgias eletivas sejam remarcadas. Em alguns casos específicos onde a terapia neoadjuvante está disponível, como o câncer de mama em estágio inicial, pode ser considerada a terapia ao invés da cirurgia. O mais importante é que cada caso seja analisado por um profissional, para que a decisão seja tomada considerando sempre os riscos e as possibilidades para cada paciente.  

 

Conte com a Roche

 

A segurança do paciente sempre foi a prioridade da Roche, por isso, nesse momento estamos focados em promover o acesso à informação de qualidade em parceria aos esforços globais para o controle dessa pandemia.

 Se você quiser saber mais sobre o COVID-19 e obter dados recentes, acompanhe nossos canais e procure fontes oficiais de comunicação, como o site da OMS: https://www.who.int/

 

Preparamos também uma série de conteúdo sobre o tema, clique aqui para encontrar os episódios do nosso podcast.  

 

Veja outros conteúdos relacionados:
Rochecast: o paciente oncológico no cenário da pandemia COVID-19
Posicionamento Roche frente ao desafio COVID-19