Os impactos causados pela crise da COVID-19 são significativos em todas as esferas da sociedade. Além da sobrecarga que o novo coronavírus promoveu para o sistema de saúde, outras complicações clínicas também preocupam médicos e pacientes. 

A baixa procura pela doação de sangue, por exemplo, se tornou ainda mais alarmante no primeiro semestre deste ano. Com as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a importância de cumprir o isolamento social, muitos doadores deixaram de frequentar os centros de coleta justamente por localizarem-se nos principais focos de contágio: os hospitais. 

 

Prezando pela saúde de todos e plenamente consciente sobre a importância da continuidade da doação de sangue neste período, a Roche, em parceria com a SAS Brasil, o Hemocentro São Lucas e a rede de supermercados Dia, desenvolveu o projeto Banco de Sangue Itinerante. De forma rápida e segura, diferentes estabelecimentos de São Paulo estão recebendo uma carreta adaptada propriamente para a situação, com equipes que realizam a coleta de sangue para ampliar a reposição dos estoques dos hemocentros, beneficiando pacientes que dependem dessas doações para viver. 

“Para nós do SAS Brasil, é importante nos mantermos fiéis à nossa missão, fazendo com que a nossa carreta esteja em uso neste momento de pandemia para um propósito tão nobre, como a doação de sangue. A carreta tem a missão de levar saúde a quem não tem acesso e, neste momento delicado, com falta de sangue em hemocentros, garantir que as doações continuem ocorrendo. Isso tem um enorme valor para o SAS Brasil”, comenta Dra. Adriana Mallet, Médica, Fundadora e Coordenadora Médica do SAS Brasil.

 

Roche SAS Banco de SAngue

 

O início dessa jornada foi no fim de junho, no condomínio da Roche, localizado no bairro do Jaguaré. Mais de 100 colaboradores, familiares e amigos das diversas empresas do condomínio realizaram a doação, dando o primeiro passo para ajudar nesta causa.

 

Para Adriana Lima, Gerente Jurídico e Responsabilidade Social & Sustentabilidade da Roche, “neste momento de pandemia, precisamos nos reinventar e pensar em soluções inovadoras para atender as diferentes demandas da sociedade. O projeto Banco de Sangue Itinerante vem ao encontro dessa necessidade e reforça nosso compromisso e cuidado em proporcionar saúde e qualidade de vida aos pacientes que urgem continuar recebendo transfusões.”

 

Durante o mês de julho, a iniciativa passará por outros destinos, buscando atingir o máximo de pessoas possível. Confira as datas e endereços abaixo.

 

- Supermercado Dia Guarulhos
(Av. Otavio Braga de Mesquita, 4660), 6 a 8 de julho


- Truckvan Guarulhos 
(Estr. Velha Guarulhos-Arujá, 950 – Bonsucesso), 10 de julho


- Prefeitura de Arujá
(R. Rodrigues Alves, 51 - Jardim Albino Neves, Arujá), 13 a 17 de julho

- Supermercado Dia
(Av. São Miguel, 6663), 20 a 22 de julho

- Supermercado DIA 
(Loja a definir), 23 e 24 de julho


- Condomínio Bilbao 
Rua Projetada 1, 281, Jardim Apurá, 23, 24 e 27 de julho
 

- 8º Batalhão do Exército 

(Rua Manoel da Nóbrega, 1015, Paraíso, São Paulo. 28 e 29 de julho

 

- Colégio Santo Américo 

(Rua Santo Américo, 275, Jardim Colombo, São Paulo. 30 e 31 de julho- 

 

- Sede do Projeto Vida Corrida | 12 e 13 de agosto
R. Arroio do Engenho, 161 Conj. Hab. Instituto Adventista São Paulo (SP)

- Área externa do Shopping Morumbi | 17 a 22 de agosto
Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Chácara Santo Antonio São Paulo (SP)


- Shopping Bonsucesso | 27 a 29 de agosto

Estr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5.308 – Jardim Albertina Guarulhos (SP)

 

- 01 a 04 de setembro - Parque Shopping Barueri

R. Gen. de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 - Aldeia, Barueri - SP, 06440-180

 

- 08 a 11 de setembro - Colégio Santa Cruz

Av. Arruda Botelho, 255 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP (ação fechada)
 

Entenda aqui todos os pré-requisitos para fazer parte dessa causa. Para evitar aglomerações, é necessário agendar um horário previamente pelo WhatsApp (11) 95897-1046, das 8h às 20h. O horário de coleta é de 8h a 16h.

 

“Acreditamos que a doação de sangue, principalmente neste momento, é de fundamental importância, pois traz impactos extremamente positivos para toda a sociedade. Por este motivo, decidimos apoiar esta iniciativa”, avalia Marcelo Maia, presidente executivo do DIA Brasil.

 

Criar uma oportunidade para doadores de sangue continuarem contribuindo sem riscos de exposição ou contaminação é essencial para continuarmos fazendo a diferença na vida dos pacientes.

 

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Doar sangue é doar vida! Estamos juntos nessa e contamos com você para multiplicar essa mensagem!

 

SAS