Saúde Mental em pauta

“Evento interno da Roche promove debates sobre saúde mental no ambiente corporativo” 



A saúde mental pode ser definida como a forma que lidamos com as nossas emoções e é justamente isso que apresenta se estamos com uma boa qualidade mental ou não. Ela contempla a nossa capacidade de sensação de bem-estar, a habilidade que possuímos para saber lidar de forma positiva com as adversidades e conflitos do nosso cotidiano, abarca também reconhecer e respeitar nossos limites, traduzindo assim nossa satisfação em viver.

 

Assim como o nosso corpo, nossa mente precisa se manter saudável. Para isso é importante estarmos cercados das chamadas redes de apoio. A rede de apoio de cada um de nós é constituída por amigos, familiares, vizinhança, comunidade e até mesmo pela empresa em que trabalhamos, onde interagimos e dedicamos uma parte significativa do nosso tempo. 

 

Para a Roche, e todas as suas divisões (Farmacêutica, Diagnóstica e Diabetes), saúde mental é assunto importante. Sabemos que tanto a saúde mental como a saúde do corpo são pilares fundamentais para o bem-estar do colaborador. Em 2014, a empresa criou um evento chamado Wellbeing Week, com foco nas discussões acerca de saúde mental dos seus colaboradores. Com duração de uma semana, todo ano é desenvolvido com uma temática distinta para tratar o tema - reunindo ações especiais, convidados de peso e espaço seguro para histórias de colaboradores.

 

“Ter saúde é estar pleno de bem-estar físico, mental e social, segundo a OMS. Bem estar é a capacidade de uma pessoa se satisfazer com a vida. Transtorno mental, antes da pandemia já era a segunda causa de afastamentos previdenciários e - de acordo com pesquisas, o Brasil é líder entre os demais países quando o assunto é ansiedade. Cuidar da mente é necessário!" Comenta a Dra. Débora Folly, Médica do Trabalho da Roche Farma e uma das organizadoras do Wellbeing 2021, prevista para o mês de setembro. Quando cuido das emoções e da saúde mental, em um modelo bio-psico-socio-espiritual, desenvolvo habilidades para lidar, com equilíbrio, dos desafios da vida cotidiana e laborativa, diz a profissional da saúde. 


Nessa atmosfera de cuidado, a wellbeing Roche 2021 trará luz ao autoconhecimento, e a atenção nas questões básicas da vida como sono, alimentação e lazer, além das suas repercussões na saúde mental para um público de cerca de 1000 colaboradores online em um ambiente  seguro e saudável para o melhor desempenho de todos com a ajuda da leveza no cotidiano. Além do Wellbeing Week a Roche oferece para seus colaboradores desde de 2018 sessões de práticas de Mindfulness, o exercício tem como objetivo proporcionar o equilíbrio entre corpo e mente. Proporcionar um momento de conexão e olhar para dentro faz com que o ambiente corporativo se torne um lugar confortável para todos.