Desde 2020, a Roche se une a outras grandes organizações na Coalizão pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. O movimento, idealizado pela Avon e Instituto Avon, em parceria com a ONU Mulheres, tem o propósito de mobilizar empresas para que cultivem locais de trabalho seguros para mulheres, impactando suas vidas dentro e fora do ambiente profissional.
 

Como parte desta iniciativa, a Roche aderiu também à Campanha 21 dias de ativismo, que, a partir do dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, promoverá em suas redes sociais uma série de publicações sobre consentimento, para mobilizar a sociedade a rever as atitudes do cotidiano que levam ao desrespeito à mulher. A campanha #QuerQueEuDesenhe? conta com ilustradoras do Brasil e da América Latina para explicar conceitos básicos sobre consentimento no mundo digital, a campanha convida a todos a repensar o “sim” e o “não” e ampliar a percepção sobre o consentimento do início ao fim.
 

Além de iniciativas voltadas à conscientização sobre as diferentes formas de agressão direcionada a todos os colaboradores da empresa, a Roche oferece também uma linha de apoio psicológico a vítimas de violência doméstica.

“Muitas mulheres convivem com seus agressores em tempo integral. Na pandemia, isso se intensificou, fazendo-as passar por todo tipo de violência – psicológica, física e financeira. Por isso, é importante oferecer recursos que visem o acolhimento e que demonstrem que elas não estão sozinhas nessas situações de opressão. É necessário prestar apoio às vítimas antes, durante e depois da denúncia contra seu agressor”, ressalta Patrick Eckert, Presidente da Roche Farma Brasil.

Compromisso com a sociedade e com o colaborador 

A empresa, que comemora globalmente 125 anos e 90 no Brasil, apresenta o compromisso de tratar todos os funcionários de forma justa e igualitária. Em seu Novo Código de Conduta, que é publicado desde 2010 e recentemente passou por revisão, a Roche reforça que não tolera nenhuma forma de discriminação e/ou assédio que possa violar a dignidade pessoal do indivíduo, criando um ambiente de intimidação, hostilidade ou humilhação. Para tanto, a empresa disponibiliza um canal de denúncias, para que comportamentos indevidos possam ser relatados, preservando-se o anonimato e a confidencialidade.

 

“Entendemos que nossa responsabilidade pelo fim da violência contra as mulheres compreende expandir para o ambiente corporativo esforços para inibir qualquer comportamento que represente risco à integridade moral ou física das mulheres, assim como oferecer meios de apoio em situações de necessidade, contribuindo para a construção de uma sociedade livre de agressão, e por consequência, mais justa e igualitária”, finaliza Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social & Sustentabilidade, de Parcerias Sustentáveis e Compliance Officer da Roche Farma Brasil.

Roche oferece apoio psicológico 24 horas a colaboradores

Dar o primeiro passo para sair de um relacionamento abusivo não depende só das mulheres. Neste processo, a Roche oferece aos colaboradores, dependentes do plano de saúde e pais o Conexão Viva, serviço de suporte psicológico. O canal telefônico funciona 24 horas todos os dias, e conta com profissionais reconhecidos e autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia.

As ligações são recepcionadas por especialistas, que contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar a depender da necessidade, a fim de proporcionar o acolhimento necessário, o levantamento dos recursos sociais disponíveis na região que a pessoa se encontra, assim como as orientações para manter sua segurança. Os direitos das mulheres estarão assegurados, assim como a confidencialidade de seu contato.