Um ano de pandemia

Carta aberta para sociedade, profissionais de saúde e pacientes

 

O ano de 2020 marcou todos nós como o início de um período desafiador que se prolonga até os dias de hoje. A pandemia nos demandou diversos esforços e adaptações para nós e nossas famílias. Aqui na Roche, conseguimos manter boa parte dos nossos times em segurança, trabalhando de suas próprias casas, mas sabemos que essa não foi a realidade da maior parte dos brasileiros. Nossos colegas da fábrica, de serviços essenciais, assim como parte dos profissionais de saúde continuaram a se deslocar diariamente em condições jamais vividas.

 

 Foi também um ano de intensas transformações no nosso modelo operacional de trabalho, o que tem gerado mudanças significativas na nossa forma de pensar e atuar como organização. Como agentes de mudanças na área da saúde, sentimos, mais do que nunca, a responsabilidade de seguirmos o nosso desejo de não deixar nenhum paciente para trás. Dessa forma, colaboramos e cocriamos soluções da indústria farmacêutica, de medicina diagnóstica e de equipamentos médicos para ajudar a conter a pandemia.

 

 Foram muitos os avanços na saúde - da mobilização coletiva para se solidarizar com quem mais precisa de ajuda - ao ágil desenho de estudos clínicos na busca por soluções e medicamentos (luta que segue em andamento com muita persistência). Nossas equipes seguem atuando incansavelmente nos estudos clínicos, para ampliar o acesso da população a testes de alta qualidade para COVID-19 e auxiliar a sociedade a conhecer o uso eficiente dos testes - o objetivo é também ajudarmos na melhor gestão de recursos durante a pandemia.

 

É fato que ainda temos um longo caminho e muitos desafios, afinal estamos com um número elevado de mortes diárias e um sistema de saúde colapsado. Seguimos apreensivos, porém, sem deixar de lado a esperança. Olhamos para o ano que passou como um ciclo de forte aprendizado e sabemos, por tudo que ainda estamos vivendo, que a união de todos nós seguirá fazendo a diferença.

 

Aproveitamos esse espaço para registrar nossa profunda solidariedade a todos que perderam algum ente - ou que de alguma forma foram duramente impactados pela pandemia da Covid-19. Por todas as vidas que se foram e por aquelas que ainda podem ser poupadas, estamos dando continuidade ao tempo de agir, de sermos empáticos com o próximo e de ampliarmos o diálogo na busca por soluções. Nosso reconhecimento a todos os profissionais da saúde, dignos de todo o respeito e apoio.

 

Cada um de nós tem papel fundamental para frear a circulação do vírus, vale a reflexão. Por isso, deixamos o nosso pedido para que se cuidem, cuidem dos seus e cuidem do próximo. O distanciamento social colocado de verdade em prática, assim como a adesão a todos os protocolos de segurança e saúde são fatores fundamentais para salvarmos vidas.

 

Atenciosamente,

Patrick Eckert

Presidente Roche Farma Brasil

Antonio Vergara

Presidente Roche Diagnóstica Brasil

Paulo Quartim Barbosa

Presidente Roche Diabetes Brasil