O podcast Vozes pela Saúde reúne vozes de especialistas, formuladores de políticas e pesquisadores para explorar e determinar maneiras de resolver algumas das questões mais urgentes da sociedade relacionadas à saúde. Juntos, discutimos como alcançar e permitir o acesso seguro a tratamentos de qualidade para cada cidadão de uma forma sustentável e duradoura.

 

Sistemas de saúde sustentáveis, inovação e saúde digital, acesso a cuidados de saúde de qualidade e cobertura universal de saúde são algumas das questões que abordaremos junto com pesquisadores, profissionais de saúde, formuladores de políticas, inovadores e representantes de associações de pacientes.

 

Suas vozes nos ajudarão a refletir sobre os desafios e oportunidades que os sistemas de saúde em todo o mundo enfrentam na busca de fornecer acesso seguro a cuidados de qualidade para todos os cidadãos, hoje e amanhã. Este podcast mensal é uma chamada para pensar sobre o futuro da saúde. Junte-se a esta conversa conosco e inspire-se:

Medicina baseada em Valor

Uma gestão sustentável da saúde, orientada pelos benefícios gerados aos pacientes e capaz de reduzir o desperdício de recursos no setor. Este é o propósito de value-based healthcare (VBHC) - ou, em português, medicina baseada em valor. Quer saber mais sobre o tema? Neste episódio do Vozes pela Saúde, o Dr Cesar Abicalaffe, presidente do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS), explica os desafios e benefícios para a implementação desta abordagem no Brasil.

 

Doenças raras e atenção à primeira infância

Embora algumas doenças individualmente possam ser consideradas raras, coletivamente elas são tudo, menos isso. Segundo o Ministério da Saúde, 13 milhões de brasileiros convivem com essa condição. Para saber mais sobre este universo e os cuidados fundamentais à primeira infância, escute o novo episódio do Vozes pela Saúde com Stephanie Amaral, Oficial de Saúde do UNICEF. No podcast, você também conhecerá um projeto inédito, conduzido em parceria pela Roche e UNICEF para colaborar com melhorias na atenção primária de saúde para crianças com doenças raras, deficiências e déficit de aprendizagem.

 

Entrevista com Aline Silveira Silva:
Ferramentas de Participação Pública na gestão da Saúde

Muita gente não sabe, mas é possível contribuir para as discussões sobre quais medicamentos, procedimentos e tecnologias devem ou não serem incorporados aos sistemas de saúde. Neste episódio do Vozes pela Saúde, Aline Silveira Silva, PHD em Ciências e Tecnologias em Saúde e pesquisadora da Universidade de Brasília, explica a importância das ferramentas de participação pública para uma gestão mais assertiva da saúde.