Atendimento ao consumidor é prioridade na Roche
Serviço de informação da Roche (SIR) foi criado para que e pacientes tenham acesso a informações de qualidade
Nos últimos 12 meses, o setor de telefonia, TV a cabo e internet recebeu mais de 460 mil reclamações de clientes e o comércio varejista, mais de 340 mil, segundo o site Reclame Aqui. Estes números mostram a importância de as empresas focarem nas necessidades do consumidor e buscarem a satisfação deles, que são exatamente os pontos para os quais o Dia Mundial do Consumidor chama a atenção todos os anos.
Neste sentido, a Roche criou, há 25 anos, o SIR - Sistema de Informação da Roche. O objetivo é que médicos e pacientes tenham acesso a informações de qualidade e possam tirar qualquer dúvida sobre a empresa e seus medicamentos. O SIR reforça o compromisso da Roche de transformar a vida dos pacientes com rigor científico, ética e acesso a inovações médicas.
Atendimento ao consumidor é o foco do Serviço de Informação da Roche
O SIR é o canal de comunicação da empresa com o público externo. Ele tem duas frentes de atuação:
Contact center - é uma central exclusiva para atendimento ao cliente. As interações englobam questionamentos sobre onde comprar o medicamento, gerenciamento de reclamações e sugestões.
Frente de Informações Médicas - dedica-se a atender os pedidos espontâneos sobre produtos da Roche, inclusive compartilhando conhecimentos técnicos e científicos.
O SIR segue o conceito "Medicina Baseada em Evidências" em relação às informações que fornece para o público externo. Ou seja, as informações sempre se baseiam em documentação científica, até mesmo as questões sobre o uso de um medicamento em uma finalidade para a qual ele não tenha sido aprovado.
Devido à excelência do atendimento realizado pelo SIR, a Roche recebeu, em 2017, o Prêmio Época Reclame Aqui, na categoria Química e Farmacêutica.
Dia Mundial do Consumidor
A necessidade de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre os direitos e as necessidades dos consumidores motivou a criação, em 1983, do Dia Mundial do Consumidor. A escolha da data para a celebração, que acontece em 15 de março, foi inspirada no presidente norte-americano John Kennedy, que enviou uma mensagem ao Congresso dos EUA em 15 de março de 1962 abordando os direitos dos consumidores.
Todos os anos, o Dia Mundial do Consumidor mobiliza as pessoas com importantes ações e campanhas. Em 2018, o tema será “tornar os mercados digitais mais justos”, com o objetivo de promover mercados digitais mais acessíveis, mais seguros e mais justos para consumidores em todo o mundo.
Conteúdos relacionados no site da Roche
- 2017: um ano premiado para a Roche Farma Brasil
http://www.roche.com.br/home/por-dentro-da-roche/2017-um-ano-premiado-para-a-roche-farma-brasil.html
Referências
- https://www.reclameaqui.com.br/ranking/
- https://premio.reclameaqui.com.br/
- http://www.consumersinternational.org/what-we-do/world-consumer-rights-day/
- http://www.consumersinternational.org/news-resources/news/releases/wcrd-2018-making-digital-marketplaces-fairer/