Big data na saúde

 

Como estamos integrando e analisando dados para promover uma melhor gestão da saúde?

Tecnologias pioneiras podem detectar o risco de doenças, prever como uma doença pode progredir e permitir a decisão correta de tratamento na hora certa para o paciente certo. As soluções de software que dão suporte a esses testes e dispositivos estão se tornando parte integrante da tomada de decisões ao longo de todo o processo contínuo de saúde aprimorando a maneira que gerenciamos a doença de um paciente. Desta forma, médicos e gestores de saúde podem aproveitar ao máximo os resultados dos diagnósticos in vitro (IVD) ao longo da cadeia de valor da assistência médica.

A digitalização vem transformando o mundo como conhecemos e isso está acontecendo rapidamente. Softwares permitem conectar rapidamente pontos entre pacientes, profissionais de saúde, pesquisas baseadas em evidências e até mesmo entre biomarcadores e indicadores de doenças. A saúde digitalizada fornece resultados orientados por dados para apoiar as tomadas de decisões clínicas e transformar a vida das pessoas. “Estamos entrando em uma nova era, onde os softwares de inteligência artificial permitem gerenciar de forma mais efetiva processos do nosso dia a dia”, contextualiza Wesley Schiavo, gerente de Marketing de Digital Diagnostics e Serviços da Roche Diagnóstica. “Compilar e integrar dados que estão dispersos permite que os médicos e as instituições possam aprimorar a gestão da saúde, otimizando a medicina para que seja mais eficiente", completa.

 

Contribuindo para melhorar decisões em saúde

Investir em pesquisa e desenvolvimento para que a ciência continue evoluindo e criar novas soluções e tecnologias para aprimorar as análises clínicas é o ponto de partida da Roche Diagnóstica. Mas além de liderar a inovação no mercado diagnóstico, a organização dedica-se a criar oportunidades para gerar mais conhecimento para garantir a melhor gestão da saúde e para ampliar o acesso a suas tecnologias de ponta.

Neste sentido, a análise de Big Data tornou-se essencial para a saúde e uma realidade quando se trata de aprimorar o atendimento aos pacientes. Por meio do NAVIFY Tumor Board, a Roche Diagnóstica vem modificando a forma como equipes multidisciplinares engajadas se preparam, conduzem e documentam as decisões de tratamento clínico de seus pacientes.

O software que chega ao Brasil este ano integra com segurança dados relevantes em um único painel de pacientes, permitindo disponibilizar informações fundamentais para auxiliar a revisão, alinhamento e tomadas de decisão personalizada para cada paciente. "O NAVIFY Tumor Board digitaliza o processo de decisão que hoje ainda é muito manual e envolve muitas pessoas”, explica Schiavo. “Desta forma, ele disponibiliza as informações necessárias para acelerar o plano de ação o que, no final do dia, significa prolongar ou até mesmo salvar vidas”.

Segundo Micha Nussbaum, diretor de Valor Médico e Acesso, da Roche Diagnóstica Brasil, a digitalização é um grande diferencial e facilita os processos do dia a dia. "Quando pensamos na realidade das instituições é comum termos profissionais distribuídos em diversos andares, departamentos ou até mesmo em hospitais distintos. Com esta solução digital permitimos que esses profissionais tenham em mãos dados relevantes e possam discutir casos e opinar sobre a evolução do quadro do paciente, sem estarem no mesmo ambiente".

Outra solução vem revolucionando o atendimento aos pacientes. Mas desta vez com foco em otimizar a inteligência dentro dos laboratórios brasileiros promovendo excelência na entrega de resultados cada vez mais rápidos, seguros e precisos. Com o auxílio do Viewics, a Roche permite que seus clientes possam gerenciar de forma mais efetiva a rotina laboratorial, aprimorando processos e recursos.