Roche apoia projeto para o descarte correto de medicamentos

Todo ano, cerca de 10 mil toneladas de medicamentos e embalagens são descartadas no Brasil de forma incorreta pondo em risco pessoas, animais e o meio ambiente.

Contaminação do solo, de fontes de água, lençóis freáticos (reservatórios subterrâneos que abastecem uma parcela da água dos rios), animais e até das pessoas. O descarte incorreto de boa parte das 10 mil toneladas de medicamentos e de suas embalagens gerados anualmente no país, segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), representa uma séria ameaça.

Para ampliar a conscientização sobre a importância do destino correto de medicamentos em desuso, a Roche, líder global em biotecnologia, em parceria com o portal eCycle, disponibiliza em seu site uma plataforma que divulga informações sobre o descarte adequado de remédios. A plataforma também mapeia em todo o território brasileiro, de acordo com o endereço que você fornecer, os postos de coleta mais próximos.

Como uma das prioridades da Roche é o aperfeiçoamento de práticas sustentáveis que produzam resultados concretos no médio e no longo prazo, “o projeto da eCycle tem uma sinergia perfeita com o nosso negócio, pois contribui para a preservação dos recursos ambientais e para a construção de uma sociedade mais consciente e justa” - ressalta Sarah Chaia, diretora da Divisão Jurídica, Compliance, Healthcare Compliance e Responsabilidade Social e sponsor do Comitê de Sustentabilidade da Roche Farma Brasil.

Uma grande parte da população desconhece que os remédios podem, por exemplo, ser depositados em unidades básicas de saúde ou em algumas farmácias, aptas a darem o destino correto a esses materiais. Então, para saber mais sobre como realizar o descarte correto de medicamentos e onde você pode fazer isso, acesse aqui.