Prezados Clientes e Distribuidores,

 

Conforme anteriormente comunicado, o avanço exponencial da pandemia de COVID-19 tem elevado significativamente a demanda por Actemra® (tocilizumabe).  Esse aumento deve-se à sua utilização off label (não aprovada em texto de bula pela Autoridade Sanitária) para o tratamento de pacientes com complicações respiratórias graves decorrentes da infecção por COVID-19.


Neste contexto crítico, é importante ressaltar que a Roche atende integralmente à legislação brasileira e  não realiza, nem apoia nenhuma ação de promoção do uso de Actemra® (tocilizumabe) para indicações não aprovadas em texto de bula no país. Ainda cabe considerar que o uso off label de qualquer medicamento é faculdade exclusiva do médico prescritor, de acordo com termos do Código de Ética Médica.

 

No Brasil, em linha à sua atuação ética e transparente, em 23 de dezembro de 2020, a Roche comunicou, proativamente, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre o aumento de demanda e a possível falta das apresentações de 80 mg IV e 200 mg IV do produto no mercado brasileiro. Em 31 de março de 2021, a empresa efetuou uma nova notificação à ANVISA, alertando sobre a falta da apresentação subcutânea de tocilizumabe (162 mg). Em 31 de agosto de 2021, a empresa emitiu uma nova notificação sinalizando a falta da apresentação de 400 mg IV.

Visando minimizar possíveis impactos, a Roche está trabalhando com alta prioridade e urgência junto à sua equipe global para aumentar a capacidade de produção do medicamento e mitigar o desabastecimento de Actemra® (tocilizumabe) no Brasil e no mundo. Contudo, atualmente notam-se sinais crescentes de falta do produto em todas as suas apresentações.

 

Nos últimos meses, registramos um agravamento crítico no que se refere à disponibilidade das apresentações intravenosas de tocilizumabe 200 e 400 mg - ainda sem previsão de normalização. Desta forma, nos próximos meses, as apresentações de tocilizumabe 80 mg IV e 162 mg SC irão suprir, parcialmente, a  demanda não atendida das apresentações de 200 e 400 mg.

 

A Roche permanece comprometida em assegurar o tratamento dos pacientes que necessitam de Actemra® (tocilizumabe) e está trabalhando com alta prioridade para regularizar o abastecimento do mercado.

 

Colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.

Atenciosamente,

Esclarecimento sobre o abastecimento e a demanda de tocilizumabe no mercado brasileiro

Este material destina-se a gestores em saúde e a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos.

Set/2021 - M-BR-00005041

 

 

Publicado em 15/03/2021

Atualizado em 20/09/2021

Última atualização em 20/09/2021