Ferramenta acelera a jornada do paciente com câncer e favorece o diagnóstico precoce

A parceria entre Roche, Real Hospital Português e PreviNeo apoia a jornada do paciente em dois cenários: rastreio do câncer e suporte a pacientes sintomáticos.

 

Como um dos grandes impactos da pandemia de COVID-19, houve uma queda nos exames de rotina que levam ao diagnóstico do câncer. No Brasil, mais de 70 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas por não fazerem os exames, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

 

Pensando nisso, a Roche desenvolveu uma parceria com o Real Hospital Português, localizado em Recife, e a startup PreviNEO, que trabalha para prevenir, diagnosticar e reduzir os riscos de incidência dos principais tipos de câncer do país. A ferramenta trabalha de forma especializada com o câncer de próstata, pulmão, mama, cólon e útero.

 

O papel da PreviNEO foi a elaboração de um questionário feito com base em algoritmos de inteligência artificial que identifica o risco de cada paciente desenvolver câncer, baseado em guidelines, o que possibilita ao Real Hospital Português acompanhar de forma proativa os pacientes de alto risco, sintomáticos e quais são os exames que estão pendentes.

 

As pessoas recebem esse questionário (pro.rhp.com.br.) por meio de campanhas de conscientização, divulgação nas redes sociais ou no próprio hospital, que disponibiliza o QR Code com o link do projeto em todos os locais do complexo. Esses dados inseridos pelo usuário são capitalizados pela instituição e é feito a busca ativa desse paciente para consultas e exames.

 

Após preencher o formulário on-line, que leva em torno de 5 minutos, o paciente recebe uma análise detalhada no seu e-mail.

 

A principal finalidade deste questionário é garantir mais agilidade e eficiência à jornada do paciente, aumentando as chances de cura com diagnósticos precoces, reduzindo a mortalidade e minimizando os custos associados a essas doenças. Com a ferramenta, é possível identificar e acompanhar os possíveis sintomas do câncer, direcionando o paciente de forma mais assertiva, evitando exames e consultas desnecessárias, ou até mesmo perda de tempo na evolução da doença. Com esta solução, a Roche está apoiando a jornada do paciente e contribuindo para um ecossistema de saúde mais sustentável.

 

“Sinto muito orgulho em ter liderado um projeto que apoia a jornada do paciente. Cada vez mais é importante buscarmos parceiros para entregar soluções de valor ao nosso principal cliente, o paciente. Cocriamos uma ferramenta sustentável que estava além do nosso portfólio, mantendo sempre o nosso foco em não deixar nenhum paciente para trás", afirma Priscila Bezerra, Parceira de solução do cliente na Roche.

 

Até agora, mais de 3000 pacientes conheceram o programa e mais de 400 tiveram seus riscos avaliados. Os resultados obtidos em seis meses de projeto foram promissores, cada vez mais a Roche busca soluções para tornar o ecossistema de saúde mais preventivo, apoiando o cenário de rastreio e diagnóstico precoce.Faça seu rastreio oncológico em pro.rhp.com.br.

 

Saiba mais sobre o projeto: aqui