Iniciativas Roche Brasil no enfrentamento à COVID-19

 

Como todos os brasileiros, nós, da Roche, estamos sensibilizados com a pandemia da COVID-19 e unidos em sociedade e governos para propor soluções efetivas. Reforçamos que ampliamos nossas interações digitais com profissionais de saúde, clientes e sociedade; nossos canais de informação e educação (SIR, Diálogo Roche, Facebook e Roche.com.br) continuam sendo atualizados frequentemente; e nossas equipes permanecem ativas.

Frente ao cenário grave e sensível que vivemos, compartilhamos as frentes que temos trabalhado para contribuir com o enfrentamento da doença - de forma colaborativa:

 

     Investimento em ciência: enfrentamento à COVID-19

 

○      Pesquisa clínica - Embora atualmente não haja opções de terapias aprovadas contra a COVID-19, analisamos ativamente o potencial de nosso portfólio existente para encontrar respostas. Globalmente, estamos conduzindo um estudo clínico, em fase III, para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Actemra® (tocilizumabe), hoje indicado para tratar artrite reumatoide, como possível opção de tratamento de pacientes adultos com pneumonia severa causada pela COVID-19. Este estudo foi desenhado de forma a dar respostas em espaço de tempo recorde para - se comprovada a eficácia do medicamento - efetivamente atuar nesta pandemia.

 

○      Além do estudo COVACTA, desde março estamos focados em encontrar soluções que colaborem com o combate à COVID – 19. Em junho, em parceria com a Gilead Sciences, iniciamos globalmente um estudo multicêntrico de fase III nomeado REMDACTA. O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia de Actemra (tocilizumabe) com o antiviral experimental remdesivir versus placebo e remdesivir em pacientes hospitalizados com pneumonia grave por COVID-19. A meta é incluir aproximadamente 450 pacientes em todo o mundo. Os dados do estudo REMDACTA servirão para complementar os do COVACTA. Em 24 de junho, recebemos a aprovação da CONEP e ANVISA para a condução do REMDACTA no Brasil. A aprovação da CONEP aconteceu sem pendências, oito dias após a submissão do centro coordenador, e a ANVISA aprovou o estudo 48 horas após a submissão do último documento.

 

○      Nossa divisão de diagnósticos desenvolveu o teste cobas® SARS-CoV-2 aprovado no Brasil pela ANVISA em 23 de março de 2020. Ele destina-se à detecção do novo coronavírus e é realizado exclusivamente no sistema cobas® 6800, equipamento de alto volume totalmente automatizado que permite aumentar significativamente a capacidade de análises e possibilitando 384 resultados em 8h, sendo os primeiros 96 liberados em aproximadamente 3h. Ainda fornecemos o kit de detecção RUO (Research Use Only) dedicado exclusivamente a pesquisadores e laboratórios clínicos comercializado no Brasil desde janeiro. Ele é composto por reagentes específicos para a detecção do novo coronavírus por qPCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) com três ensaios disponíveis (gene E, RdRp e N) e permite que os laboratórios desenvolvam análises próprias passíveis de serem realizadas em equipamentos disponíveis no mercado.

○      Neste momento, estamos dedicando todos os nossos esforços globalmente para aumentar a capacidade de produção e disponibilizar o mais rápido possível, o maior número de testes no Brasil, considerando a alta demanda mundial. Estamos em diálogo constante com o Ministério da Saúde e setor privado para fortalecer as estratégias de controle e combate a pandemia em nosso país. Até o final de junho, fornecemos kits para processar cerca de 206 mil testes SARS-Cov-2 ao mercado brasileiro.

 

○      Com relação aos kits de detecção RUO, nossa atuação compreende oferecer os insumos para a realização dos testes pelos próprios laboratórios; por esse motivo, não é possível dimensionar quantas análises relacionadas ao coronavírus já foram ou serão processadas.

 

○      Recentemente a divisão recebeu a aprovação da Anvisa para o uso no Brasil do teste de anticorpos Elecsys® Anti-SARS-CoV-2 destinado a detecção de anticorpos totais (IgM e IgG) em pessoas que foram expostas ao vírus responsável pela COVID-19, ainda que não tenham apresentado sintomas[1]. Com até 100% de sensibilidade na detecção de anticorpos contra a doença e especificidade maior que 99,8% para Covid-19[2], o teste identifica a presença de anticorpos maduros contra COVID-19, mesmo que em baixa quantidade, evitando que sejam confundidos com outros coronavírus ou vírus de gripes comuns. O novo teste é realizado por análise de amostra de sangue (soro ou plasma) em sistemas totalmente automatizados que apresentam os resultados em aproximadamente 18 minutos e possuem capacidade para processar até 300 testes por hora, dependendo do equipamento. Sua precisão reforça o compromisso da Roche com a segurança do paciente, tornando-o uma ferramenta confiável para apoiar a triagem prioritária de grupos que exercem atividades essenciais no Brasil e fortalecer as estratégias do governo para a melhor gestão da doença. Com a recente aprovação, a companhia está preparada para oferecer a solução aos laboratórios clínicos pelo Brasil. Hoje, existem quase mil sistemas pelo país aptos a processar o novo teste. Até o final de junho, a companhia trouxe ao Brasil mais de 2,4 milhões que serão distribuídos a laboratórios pelo país.

 

 

●       Iniciativas de suporte da Roche ao ecossistema (doações e parcerias)

Assim como diversas empresas, montamos um Comitê de trabalho COVID-19 e, dialogando com governo e sociedade civil organizada, mapeamos necessidades do sistema de saúde, que vão além da nossa atuação como farmacêutica, e estruturamos frentes de apoio às comunidades carentes de São Paulo. Algumas das iniciativas:

 

o    Doações de 20000 mil unidades/cada de óculos de segurança e protetores faciais, para proteção pessoal dos profissionais de saúde em diversas instituições no Estado de São Paulo. Já em parceria com alguns centros de pesquisa clínica no Brasil, faremos a doação de máscaras especiais de proteção às equipes.

 

Doação de cinco mil cestas de alimentação, higiene e produtos de limpeza por mês, que serão entregues para distribuição pela Prefeitura da cidade de São Paulo, como forma de suportar as famílias, em que muitos perderam seus trabalhos e vivem em situação de risco, a se manterem saudáveis. Nosso planejamento inicial é fazer a distribuição desses o  itens por 4 meses, começando por abril. Atualizaremos frequentemente nossos esforços nesta frente, à medida em que forem sendo entregues.

 

o    Doação de cerca de 6 mil unidades de álcool gel 70% INPM, produzidos pela nossa fábrica no Rio de Janeiro, para contribuir com hospitais públicos da cidade, que enfrentam alto índice de casos da covid-19.

 

o    Firmamos, em 22 de abril, uma parceria com o Instituto Tellus - especializado em inovação em serviços públicos de saúde. O objetivo é contribuir com um importante programa idealizado pela instituição para a contenção da COVID-19 e seus impactos no Brasil. Por meio do Tellus, a Roche apoiará o pilar de desenvolvimento social do projeto, atendendo diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. O sistema de gestão de dados será de propriedade do Governo do Estado após a pandemia. A parceria também prevê o apoio ao desenho e implementação de políticas de transferência de renda e proteção social -  tema em análise pela Secretaria. O Tellus visa oferecer proteção social para o maior número de pessoas do Estado em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Está focado em apoiar os seguintes temas prioritários para Secretaria:

 

■      Segurança alimentar: estruturar um sistema de gestão de logística e distribuição emergencial das 1 milhão de cestas básicas disponibilizadas por diversos doadores ao Estado de São Paulo. As cestas beneficiarão 4 milhões de pessoas por mês, durante 4 meses;

■      Segurança sanitária: estruturar um sistema de gestão de logística e distribuição emergencial dos kits de higiene pessoal e sanitização doméstica arrecadados pelo Estado de São Paulo - que beneficiarão 300 mil famílias por mês, durante 4 meses.

 

○        Telemedicina: apoio à plataforma digital desenhada pela startup Tummi , chamada Tummi Coronavírus, que irá prover suporte médico online a pacientes com sintomas da COVID-19. A plataforma gratuita oferece um questionário online que faz uma triagem inicial para identificar sintomas da COVID-19 e, em casos identificados, o paciente tem a opção de receber assistência médica virtual imediata. A plataforma também oferece suporte psicológico. Os profissionais de saúde que atendem no Tummi Coronavírus são voluntários, comprometidos em prover suporte social e assistência durante essa intensa crise para o sistema de saúde. O objetivo é manter os pacientes em segurança em casa e reduzir aglomerações nas ruas e hospitais contra a propagação do vírus. Com esse apoio, nossa intenção é contribuir com a atração de mais profissionais de saúde que possam atuar como voluntários, como também promover a plataforma como uma solução viável à população que necessita de assistência médica relacionada ao coronavírus.

 

 

○        Doação de sangue: visando ampliar a doação de sangue para o restabelecimento dos bancos durante a pandemia, a Roche se uniu em parceria à organização sem fins lucrativos S.A.S. Brasil, à rede de supermercados DIA Brasil e ao Hemocentro São Lucas, para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da Grande São Paulo até o final de julho, facilitando a doação. O objetivo é incentivar as pessoas e melhorar os estoques dos hemocentros por meio de doações feitas de forma segura para todos e mais cômoda para o doador. Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecem com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro é realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por Covid-19. As cadeiras para coleta ficam a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico. 

 

      Mudanças no modelo de trabalho do time Roche

 

A maior parte dos nossos colaboradores, administrativos e força de vendas, está em home office desde o dia 16 de março, como medida de segurança e forma de conter a propagação do coronavírus. Adaptamos nosso modelo de trabalho para atender integralmente a saúde brasileira, durante a pandemia, garantindo a manutenção na prestação de serviços, suprimento de medicamentos e o compartilhamento de informações para preservar a saúde de todos.

Sabemos do nosso compromisso, na divisão diagnóstica, em garantir todo o suporte necessário para o funcionamento de laboratórios e hospitais que realizam análises clínicas. Por isso, intensificamos nossos protocolos de segurança do trabalho internamente e também junto aos nossos clientes e parceiros, a fim de assegurar a saúde dos profissionais de Serviços, que estão à frente deste atendimento.

 

Logística e produção no Brasil

 

Nossa fábrica no Rio de Janeiro opera em esquema especial para garantir a segurança de todos os colaboradores e, ao mesmo tempo, manter o abastecimento dos demais medicamentos tão importantes à população.

Também acompanhamos de perto a operação dos nossos centros logísticos em Goiás, Itapevi e Itajaí, realizando os ajustes necessários, incluindo o fretamento de voos e transporte de carga refrigerada, a fim de garantir a segurança e otimizar a entrega de medicamentos, testes e  reagentes em território nacional.

 

     Fornecimento de medicamentos essenciais

 

Embora o medicamento Tamiflu®️ não tenha indicação para o tratamento da COVID-19, estamos atuando, em parceria ao Ministério da Saúde, para abastecer o SUS com o maior número de embalagens possível dessa terapia utilizada contra a influenza. A iniciativa visa assegurar menor impacto possível da gripe junto das unidades públicas de saúde para o período sazonal de gripe que em breve se inicia, para que a resposta ao COVID-19 seja ainda mais eficiente. 

 

 

                Informação em saúde

Ampliamos nosso compromisso com a educação de qualidade em saúde, com conteúdos especiais sobre o tema COVID e sessões interativas, para o público leigo e profissionais de saúde em nossos canais digitais (Roche.com.br, Diálogo Roche e Facebook Roche Brasil). Acompanhem sempre essas páginas para conteúdos atualizados. A Roche entende a importância de disseminar informações claras e de qualidade; e de lutarmos todos contra as fake news. Clique aqui para acessar a Curadoria COVID-19 voltada a profissionais de saúde.  

 

 

 

Sabemos que os desafios são diferentes para cada instituição, setor ou pessoa, principalmente para os profissionais liberais e em empregos informais, mas estamos certos de que, mesmo com possíveis limitações, todos têm papel essencial para que consigamos erradicar a doença; seja na mudança de hábitos para a prevenção, seja na adoção de práticas que reduzam a circulação de pessoas nas ruas, entre outros.

Sintam-se acolhidos os que perderam entes queridos - reforçamos nosso apoio às famílias. Nosso reconhecimento a todos os profissionais de saúde e demais trabalhadores de serviços essenciais que lutam contra essa epidemia.

Saibam que nós, da Roche, empenhamos todos os esforços e investimentos para, de maneira ágil e assertiva, apoiar os brasileiros neste período tão crítico. Se estivermos fortes e unidos, vamos superar a COVID-19; e continuaremos a trabalhar pelo crescimento do Brasil.

Permanecemos à disposição por meio do Serviço de Informações Roche: 0800 77 20 289.

Contem conosco e, por favor, aos que podem, permaneçam em suas casas.

Atenciosamente,

Roche Brasil