Mais acesso à saúde: conheça a iniciativa Access Day da Roche

 

Evento para nossos colaboradores debateu o cenário da saúde no Brasil, além de oportunidades para ajudarmos a construir um sistema de saúde cada vez melhor

 

Os avanços da ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias para atendimento a áreas complexas da saúde, como é o caso da oncologia e das doenças raras, abrem uma nova perspectiva para a indústria farmacêutica, profissionais de saúde, governo e pacientes. Todavia, para que a inovação esteja disponível no dia a dia da população e torne-se realidade, o trabalho envolvendo o acesso à saúde – com qualidade e de forma sustentável para o sistema de saúde - é essencial e responsabilidade de todos os agentes que atuam no setor.

Pensando nisso, realizamos, com nossos funcionários na sede da Roche em São Paulo, o primeiro Access Day – um evento idealizado pelo time de Acesso ao Mercado, Operações Comerciais e Relações Governamentais que reuniu todos em um debate focado em expandir o acesso à saúde.

Experts como Daniel Grecco, da Healthcare KPMG; Alexandre Kalache, do Centro Internacional da Longevidade Brasi; e Pedro Bernardo, da Interfarma, contribuíram com suas visões de como setor público e privado podem unir forças em prol do desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas mais eficientes no ramo da saúde. Ao mesmo tempo em que gestão, programas efetivos de prevenção e saúde básica, além da compreensão dos recursos, foram citados como fundamentais para uma melhor priorização de ações com maior potencial de beneficiar os pacientes.

"Procuramos expandir as soluções em saúde para a população brasileira, ao mesmo tempo em que desenvolvemos pesquisas que possam melhorar o cenário futuro no campo de doenças mais graves. É este acesso a novas tecnologias, de forma compatível com as necessidades da sociedade e do sistema de saúde, que irá garantir um cenário mais equânime”, explica Eduardo Calderari, diretor de acesso ao mercado, operações comerciais e relações governamentais da Roche Farma Brasil.

Neste sentido, durante o evento, foram apresentadas práticas da Roche que já dão resultado para o mercado e são fruto de uma forte rede de colaboração interna e externa. O time de Acesso está dividido entre temáticas como parcerias estratégicas, políticas públicas; capacitação e desenvolvimento de associações de pacientes; desenvolvimento de novas metodologias de financiamento em saúde e reembolso (como a análise de decisão multicritério para incorporação de tecnologias – MCDA); e relacionamento com mercados público e privado de saúde. E como alguns dos resultados, temos iniciativas voltadas a programas de capacitação de profissionais de saúde, relacionamento com Governo e entidades de classe, mapeamento das possíveis barreiras enfrentadas pelos pacientes e programas de suporte ao paciente.