Mindfulness: um aliado da saúde mental em cheque

Estamos vivenciando um período desafiador, com mudanças de rotina, relações à distância e sentimentos à flor da pele. É momento de olharmos para nós e cuidar do nosso bem-estar e saúde mental deve ser o nosso foco - sem deixar de lado a necessária rotina. A Roche tem o compromisso e a responsabilidade de construir um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e saudável para todos os seus colaboradores e também para toda a sociedade, especialmente nessa fase. Uma das formas de ajudar todos a encontrarem um equilíbrio entre corpo e mente é pelo incentivo à prática de mindfulness. 

 

Oferecida na empresa desde 2018, a prática aproxima o participante do momento presente. Você com certeza já ouviu falar sobre o estado de atenção plena e sua importância para manter-se calmo e relaxado. Mas o que muitos não sabem é que o mindfulness não deve ser apresentado apenas como uma técnica de meditação, e sim como uma alternativa que propõe ao participante um nível maior de controle da ansiedade, observação de seus pensamentos e ajuda na eliminação de impactos gerados por emoções negativas. Para promover essa consciência e acolher a todos dentro (as sessões seguem acontecendo online durante a pandemia) e fora da empresa, no último mês transmitimos em nosso Facebook um conversa sobre Mindfulness e Gestão do Estresse com o profissional Fábio Romano, terapeuta integrativo do Hospital Albert Einstein.

 

Na Roche, valorizamos e incentivamos práticas que contribuam para o bem-estar emocional das pessoas, principalmente agora que estamos atravessando um momento delicado e de muitas incertezas. Poder transmitir isso ao público externo é uma grande satisfação”, afirma Cyntia Silva, líder do programa de bem-estar na Roche.

 

Confira algumas dicas, apresentadas pelo especialista Fabio, que auxiliam no cuidado da saúde mental:

 

Não julgue o estresse: seja o seu ou o do próximo. Todos têm uma história de vida, cada pessoa lida com as situações de forma diferente. Muitas vezes algo que é simples para o outro não é para você e vice-versa.

 

Crie uma rotina: quando temos um planejamento ou mesmo horários pré-fixados, sentimos a sensação de controle e isso gera bem-estar. A falta de rotina pode gerar ansiedade e essa ansiedade gera estresse.

 

Crie uma rotina de atenção plena: separe ao menos cinco minutos do seu dia, procure um local silencioso e pratique. Lembre-se, a constância é mais importante do que o tempo. É melhor praticar cinco minutos por dia em vez de 60 minutos uma única vez na semana. Atualmente existem inúmeros aplicativos que auxiliam na prática do mindfulness.

 

Conecte-se com outras pessoas: crie uma movimentação com sua rede de contatos. Ainda que de forma online, neste momento é importante não se isolar.

 

Para a Roche, #CadaUmImporta! Você encontra a sessão de Mindfulness e Gestão do Estresse na íntegra aqui. Experimente!