WORLD CANCER DAY

Por cuidados mais justos

 

Sobre o Dia Mundial do Câncer

 

O Dia Mundial do Câncer é realizado no dia 4 de fevereiro, e é uma iniciativa global conduzida pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC). Ao aumentar a conscientização mundial sobre a doença, melhorar a educação em saúde e catalisar ações coletivas e governamentais conectadas ao tema, os apoiadores da data se unem para reimaginar um mundo em que milhões de mortes por câncer sejam prevenidas e o acesso ao tratamento e aos cuidados do câncer que salvam vidas seja igual para todos.

 

Por cuidados mais justos

 

A nova campanha do Dia Mundial do Câncer, que entra em seu terceiro ano,  aborda as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de ter acesso aos cuidados fundamentais que elas necessitam para lutar contra o câncer.

 

O primeiro ano da campanha "Por cuidados mais justos" apresenta a compreensão das iniquidades nos cuidados contra o câncer em todo o mundo. Segundo os idealizadores, trata-se de ter a mente aberta, de desafiar suposições e de olhar para os fatos difíceis:

 

  • A iniquidade no tratamento do câncer custa vidas;

  • Renda, educação, localização, discriminação, e suposições baseadas em etnia, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida, são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente o acesso aos cuidados na saúde;

  • A lacuna dos cuidados afeta a todos, incluindo os entes queridos;

  • Estas barreiras não são definitivas, e podem estar sempre mudando.

 

A proposta em 2022 é questionar novamente o status quo e ajudar a reduzir o estigma -  com uma escuta ativa perante as perspectivas das pessoas que vivem com câncer e suas comunidades, deixando as experiências vividas guiarem as ações.

 

É assim que podemos começar a imaginar uma maneira melhor de agir e construir uma visão mais justa do futuro - um futuro em que as pessoas vivam mais saudáveis e tenham melhor acesso aos serviços de saúde e câncer, não importa onde nasçam, cresçam, envelheçam, trabalhem ou vivam - nos propõe a campanha.


Para mais informações, acesse: www.worldcancerday.org/close-care-gap

 

O poder das parcerias: quebrando barreiras para a saúde juntos



Aprendendo com a Covid

 

Se a COVID-19 nos ensinou alguma coisa, é que a transformação da saúde não é possível sem parcerias. O mundo tem visto cientistas, profissionais de saúde, empresas, órgãos reguladores e governos trabalhando juntos como nunca antes. Em todos os países e culturas, desenvolvendo e aprovando testes, vacinas e tratamentos para a COVID-19, demonstrando que as parcerias têm o poder de superar alguns dos maiores desafios na área da saúde. Porém, as parcerias não são apenas para crises globais, elas são a forma mais eficaz de lidar com o acesso à saúde - e, em particular, ao tratamento de câncer.

 

As barreiras do acesso

 

Nosso objetivo é que todas as pessoas que precisam de nossos diagnósticos e medicamentos possam ter acesso a eles e se beneficiar. No entanto, sabemos que, atualmente, muitas pessoas têm acesso limitado ou sequer têm acesso aos níveis mais básicos de saúde. Cerca de 70% de todas as mortes por câncer ocorrem nas partes menos desenvolvidas do mundo. Ao mesmo tempo, apenas 5% dos recursos globais para prevenção e controle do câncer são gastos em países de baixa e média renda.

 

A visão para o futuro

 

Em um mundo abalado pela COVID-19, nunca foi tão urgente se envolver em parcerias entre setores para aprimorar o acesso, de modo que as pessoas que vivem com câncer tenham o tratamento certo para elas. Temos um papel a desempenhar no suporte a pacientes e outras partes interessadas em todo o mundo. Mas só podemos fazer isso juntos!

 

Por cuidados mais justos.