Roche Brasil promove o 1ª Fórum da Diversidade

 

Iniciativa propõe aos colaboradores a reflexão de que a inclusão é um papel de todos

 

Com a intenção de fomentar o debate sobre inclusão, liberdade e respeito, nos dias 3, 4 e 5 de setembro foi realizado na sede da Roche, em São Paulo, o Fórum da Diversidade, que teve como tema central os Vieses Inconscientes. O evento contou com palestras e workshops que tinham como principal objetivo conscientizar que todos temos nossos vieses inconscientes e que essa consciência é o primeiro passo para desconstruí-los e colaborar para a criação de um mundo cada vez mais inclusivo.

Comprometida com o tema, a companhia trouxe Maite Schneider, fundadora da Transempregos – organização que se dedica a promover inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho formal – e engajada nas causas da população transgênera há mais de vinte anos. Maite destacou a importância e os desafios da inclusão de profissionais LGBT no mercado de trabalho. Luanda Barros, educadora parental,  também esteve presente e conduziu uma conversa sobre equidade de gênero, relações saudáveis e papéis e responsabilidades de homens e mulheres na construção de uma sociedade mais justa.

Também houve um debate sobre a questão racial no Brasil com Alexandra Baldeh Loras, ex-consulesa da França em São Paulo e ativista engajada na discussão sobre a representação da população negra na mídia e na educação. Além de uma importante mesa-redonda com shakeholders das empresas Santander, DHL e Sodexo conduzida pela Diretora de Recursos Humanos, Denise Horato, para mostrar que juntos precisamos pensar em diversidade.

O fórum contou também com a participação do colaborador Douglas Castro, gerente científico, que falou sobre o viés inconsciente: a mente por traz da mente e seus impactos na sociedade.

“Para promover uma sociedade mais justa, é preciso ter coragem para se posicionar, encontrar-se disponível a novos aprendizados e mudanças de concepção. É maravilhoso trabalhar em um lugar que nos motiva a aceitar o convite ao novo”, diz Cyntia Silva, Coordenadora de Ambiente de Trabalho, Diversidade e Bem-estar.

A Roche, empresa que tem a inovação no seu DNA, entende que soluções inovadoras só são possíveis quando pessoas diferentes pensam juntas. Por isso, acredita que a diversidade e inclusão são, além de essenciais para a construção de um mundo melhor e mais justo, também essenciais para a condução de empresas bem-sucedidas e duradouras.