Roche inaugura sala para Coleta de Leite Materno

Inauguração Sala de Lactação

 

Espaço estimula as colaboradoras a retirar e armazenar corretamente o leite materno no período do trabalho

A amamentação é um dos momentos mais sublimes entre mãe e filho e o leite materno oferece todas as vitaminas e nutrientes necessários nos primeiros meses de vida do bebê. 

Pensando no bem-estar da mãe e do filho, além das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde em amamentar até os dois anos, a Roche inaugurou, no dia 23 de outubro, um espaço inteiramente projetado e adaptado para que as colaboradoras lactantes possam retirar e armazenar o leite materno de forma correta e segura durante o período de trabalho.

Para marcar a inauguração, foi realizado um bate-papo sobre benefícios e desafios da amamentação. O evento contou com a participação de Camila Antunes, sócia-diretora da consultoria Filhos no Currículo, que falou sobre a importância do vínculo da amamentação:  “O filho quer da gente um olhar atento, interessado e curioso. Podemos ter a rotina como aliada porque é nos pequenos momentos que criamos o vínculo”. Para Camila, ter um filho desenvolve diversas soft skills fundamentais para o sucesso profissional, como a liderança empática, a gestão de conflitos, a negociação e a paciência.

 

Acolhimento e inclusão na volta da licença maternidade

O olhar para o outro e para as suas necessidades é algo constante na Roche. Com uma frente de Diversidade & Inclusão forte e atuante, que trabalha em cinco diferentes pilares: LGBT, afrodescendentes, deficientes físicos, refugiados e igualdade de gênero, a Roche aderiu, no início do ano, aos “7 Princípios do Empoderamento Feminino e da Igualdade de Gênero da ONU Mulheres”.

A entrega de um espaço de acolhimento para mulheres lactantes, pensado e elaborado para que elas tenham a possibilidade de retirar o leite materno, estimulando a manutenção do aleitamento é uma das metas inclusas nesses sete princípios.

“Além do estímulo à amamentação, a iniciativa contribuirá para o conforto diário de nossas colaboradoras, já que conseguirão esvaziar as mamas ao longo do expediente. Isso sem contar a tranquilidade que a ação traz às mães ao continuarem ofertando seu leite aos filhos”, explicou Cyntia Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Roche.

“O espaço representa uma grande conquista e também um grande passo”, esse é o pensamento do presidente da Roche, Patrick Eckert, que completa cheio de orgulho “O que mais queremos é que nossas mães, quando retornam da licença-maternidade, tenham facilidade nesse processo. Estou muito feliz com isso, vamos nos comprometer em fazer mais para melhorar o nosso ambiente de trabalho”, finalizou.

Roche inaugura sala para Coleta de Leite Materno

 

Dados do Unicef

Segundo o Unicef, 60% dos bebês no mundo não são amamentados. Dados divulgados na revista The Lancet, em 2016, mostraram que se todas as crianças fossem alimentadas de forma adequada com o leite materno, seria possível prevenir 823 mil mortes ao ano (de crianças até cinco anos), além da redução de mais de 20 mil casos de câncer de mama para as mães. Cerca de 65% dos colaboradores da Roche Farma são mulheres e 55% do total de funcionários, entre homens e mulheres, têm filhos. “Flexibilidade faz parte da nossa cultura e, por isso, procuramos adotar ações que equilibrem o trabalho e a vida pessoal”, afirma Cyntia. A companhia possui um programa global chamado Live Well. Find Your Balance, no qual os colaboradores refletem sobre como incorporar em sua rotina um estilo de vida saudável, com práticas de bem-estar e equilíbrio emocional. “Esses benefícios contribuem não só para o funcionário, mas também para a empresa”, completa a coordenadora de RH.

 

Pensando na carreira da mulher

Todos os dias, ações são pensadas e desenvolvidas para que as mulheres tenham oportunidades de desenvolvimento em suas carreiras e a Sala de Coleta de Leite Materno faz parte de uma série de benefícios, como plano de carreira, com a possibilidade de carreira internacional, iniciativas de qualidade de vida, academia, pacote de flexibilidade – home office e flex Friday – e alimentação balanceada. Além de benefícios atrativos, como auxílio creche para pais e mães de crianças de até cinco anos de idade.