Você sabe o que é NMO?

 

A Neuromielite óptica (NMO), também conhecida como doença de Devic, é uma doença inflamatória, autoimune do sistema nervoso central - que atinge principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal, causando a perda da visão; dificuldade para andar; dormência nos braços e pernas; e alterações no controle da urina e do intestino. Os ataques repetidos levam ao acúmulo de deficiência neurológica e incapacidade.

Por muito tempo a doença foi considerada uma variante da esclerose múltipla, porém, hoje se sabe que a NMO e a NMOSD (doenças do espectro da Neuromielite óptica) são doenças distintas e com tratamentos diferentes. A NMO apresenta-se com surtos mais graves, atinge mais mulheres e negros. Faltam dados robustos sobre a doença, mas se estima, considerando dados compilados de diversos estudos, que a prevalência global seja de 1,82 a cada 100 mil habitantes.

 O diagnóstico deve ser realizado pelo neurologista especialista, com base no critério de diagnóstico aprovado da doença. Entre os exames, destacam-se a confirmação de anticorpos específicos, como o anticorpo anti-aquaporina-4 no sangue, ressonância magnética e testes oftalmológicos. Atualmente, não existem medicamentos  aprovados para o tratamento da NMO, mas existem moléculas em estudo.

A Roche Farma - com base em seu forte compromisso com a sociedade médica, pacientes e familiares - conta com um robusto pipeline na neurologia e busca, constantemente, avanços e soluções que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos pacientes que convivem com essa e outras condições raras.