Relatório de Transparência Salarial - Lei nº 14.611/2023

Publicado 31 Março, 2024

Roche Diagnóstica

Roche Farma SP

Roche Farma RJ

Nota de esclarecimento ao público – IMPORTANTE

Em atendimento à obrigação legal trazida pela Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Roche está publicando o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios referente ao 1º semestre de 2024, produzido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) das empresas do grupo.

O objetivo da lei é louvável e reflete os nossos valores. A Roche é uma empresa com equilíbrio feminino, com mulheres que representam nossa empresa nas diferentes estruturas e nos diferentes públicos internos. Temos orgulho desse retrato e dos avanços na promoção de equidade de gênero, bem como de termos mulheres ocupando a presidência em duas de nossas três divisões no Brasil.

Porém, o Relatório não possibilita uma visualização fidedigna das condições praticadas pela Roche, por conta de diversos fatores:

- Os dados nos quais o MTE baseou o Relatório são de 2022;

- Diante da necessidade de proteger dados sensíveis, o MTE faz a comparação com base em 5 grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Cada um dos grandes grupos abrange cargos heterogêneos e inespecíficos, ou seja, em cada grande grupo estão aglutinadas e são comparadas pessoas que atuam em áreas distintas, ocupam cargos distintos, exercem funções distintas, podem trabalhar em ambientes distintos e em condições distintas.

- O Relatório não considera critérios de senioridade, nem o tempo de casa, nem o tempo de exercício na função, de forma que empregados com 1 mês ou 10 anos de casa são comparados como iguais;

- O Relatório considera componentes da remuneração atrelados a desempenho individual ou condições peculiares do cargo e do exercício das funções, por isso inaptos a comparação para efeito de isonomia;

- Em suma, o Relatório elaborado pelo MTE não reflete as práticas da ROCHE.

Quanto às práticas da roche:

- Reforçando seu posicionamento sobre a importância da diversidade nos negócios, a Roche participa, desde 2019, do Movimento Mulher 360, que atua pelo desenvolvimento econômico do público feminino, aderiu aos 7 Princípios do Empoderamento Feminino e da Igualdade de Gênero da ONU Mulheres e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, tendo estabelecido três metas:

  • Criação de uma sala de lactação, para extração e armazenamento de leite para as mães que amamentam, lançada em 2019;

  • Ter, pelo menos, uma mulher na lista final de candidatos para todas as contratações realizadas pela empresa;

  • Parceria com a ONG SAS Brasil para realização do projeto Anariá, que consiste em palestras voltadas à saúde da mulher e conscientização sobre violência doméstica em escolas públicas localizadas em comunidades no entorno da Roche.

 

- A Roche tem metas globais de aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de liderança- chave e nos intercâmbios em países que a companhia opera. Em 2020, iniciou um Programa de Mentoring para Mulheres que trabalha a questão da equidade de gênero nas posições mais seniores da companhia, com foco em desenvolvimento por uma trilha de aprendizado e uma curadoria de conteúdo.

 

- Garantir um ambiente de trabalho diverso, no qual todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades, é parte da agenda da Roche.

 

- A Roche aderiu à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. Idealizada pela Avon e Instituto Avon, em parceria com a ONU Mulheres e a Fundação Dom Cabral, a iniciativa privada e colaborativa une esforços corporativos para gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização constante, em favor de uma causa comum: o fim da violência contra mulheres e meninas.

 

- A Roche mantém hoje diversas frentes de trabalho, constituídas por colaboradores que estimulam as discussões sobre o tema e ajudam a estruturar ações internas e externas. Entre os destaques está a realização do Roche Pride, de reconhecimento do orgulho gay, em que afiliadas em todo o mundo se juntaram para lançar a campanha ao mesmo tempo, utilizando a bandeira LGBTQI+ no logo da companhia e assinaram a carta da ONU se comprometendo a combater ações discriminatórias. A empresa montou ainda, em 2021, um grupo de trabalho para discutir a inclusão de pessoas trans.

 

- Dentro da iniciativa JOIN, de equidade de gênero, continuamos a realizar o JUNTAS, um programa preparado internamente pela Roche, exclusivo para mulheres, que tem como objetivo promover um espaço de reflexão, desenvolvimento e acolhimento, com foco na autoconfiança. Esse grupo ainda promove diversas ações de apoio aos pais e mães, como as “Rodas de Parentalidade” e o “Portal Parentalidade”, disponível no “Minha Jornada na Roche”.

 

- Trabalhamos com ferramentas de acessibilidade digital, necessárias para garantir que as informações possam ser alcançadas, usadas e compreendidas por todos, em todos os dispositivos digitais. Consideramos a utilização de princípios de design inclusivos em nossas políticas e práticas internas para garantir uma abordagem mais proativa, incorporando a acessibilidade digital em nossa cultura e formas de trabalhar, a fim de melhorar a experiência e a satisfação do usuário e promover a conscientização sobre a importância da diversidade humana.

 

- A Roche revogou o dress code em 2019, adotando a postura “Seja Você”.

 

- Do ponto de vista de atração e contratação, contamos com o apoio de consultorias especializadas, sempre pensando no interesse de ampliar a representatividade dentro da companhia.

 

- A Roche tem por princípio remunerar seus colaboradores de forma justa, isonômica e proporcional, em estrita observância dos critérios legais contidos na CLT.

 

- A Roche, em parceria com a SAS Brasil e as Américas Amigas, realizou a Expedição Dia das Mulheres, desenvolvendo ações com foco na saúde da mulher, saúde bucal e ocular e recreação.

 

- 2023 foi o ano da liderança feminina na Roche: as presidências das divisões Farma e Diabetes passaram a ser ocupadas por mulheres.


ContatoLocalizaçãoFacebookInstagramYouTubePerguntas frequentesMedicamentosCarreirasPolítica de Privacidade