Anvisa aprova primeiro teste para identificar pacientes com câncer de mama triplo-negativo metastático elegíveis a imunoterapia

• Todos os anos cerca de 300 mil mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama triplo negativo, doença agressiva com opções limitadas de tratamento¹.

• Esta aprovação dá um passo importante para a estratégia de medicina personalizada da Roche para adequar tratamentos a pacientes que se beneficiarão de um medicamento específico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o teste VENTANA PD-L1 (SP142) Assay, primeiro exame no Brasil a identificar pacientes com câncer de mama triplo-negativo metastático elegíveis ao tratamento com a imunoterapia atezolizumabe em conjunto com quimioterapia nab-paclitaxel². A avaliação do status do biomarcador PD-L1 em células imunes infiltradas em tumores utilizando o novo teste é essencial para identificar os pacientes com maior probabilidade de se beneficiar do tratamento. Um diagnóstico de câncer de mama triplo negativo metastático exclui a expressão das três proteínas mais comuns associadas ao câncer de mama: receptor de estrogênio, receptor de progesterona e HER2³.

O câncer de mama triplo-negativo metastático é uma doença agressiva, frequente em mulheres mais jovens, geralmente com menos de 50 anos⁴⁻⁵⁻⁶. Até agora, a doença tinha poucas opções de tratamento. O teste VENTANA PD-L1 (SP142) Assay é um “Companion Diagnóstic” (CDx) - exame que anda em companhia de uma terapia - e desempenha um papel fundamental para ajudar os médicos a identificarem pacientes que podem se beneficiar da terapia com Tecentriq®, proporcionando melhor atendimento ao paciente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama representa 29,5% da incidência da doença no país entre as mulheres e quase 60 mil novos casos ao ano7. O triplo-negativo representa em torno de 15% deste total, com taxa de morte variando entre 30% e 40% em cinco anos³.

“Na Roche, conseguimos ter a visão de toda a jornada do paciente, o que nos dá a expertise para pesquisar e desenvolver diagnósticos que atuam em companhia de terapias complexas, dando o suporte a decisões médicas importantes para a melhor gestão de pacientes para oferecer o tratamento mais adequado na hora certa”, explica Micha Nussbaum, diretor de Valor Médico & Acesso da Roche Diagnóstica Brasil. “A aprovação deste exame representa um grande passo para a medicina personalizada da Roche. Com ele, possibilitamos que os pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer possam se beneficiar do que há de mais inovador para superar a doença, além de aprimorar a gestão em saúde no Brasil”, reforça.

Recentemente, a Roche também recebeu a aprovação da imunoterapia atezolizumabe em conjunto com a quimioterapia nab-paclitaxel⁸. O tratamento – elegível exclusivamente aos pacientes identificados com câncer de mama triplo negativo metastático - atua especificamente na expressão da proteína PD-L1 e estimula o sistema de defesa do próprio organismo a combater o tumor.

Sobre Alecensa® (alectinibe)

Trata-se de um medicamento oral criado pela Chugai, centro de desenvolvimento do Grupo Roche no Japão, para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) cujos tumores são identificados como positivos para alteração do gene ALK. Este tipo de câncer geralmente é constatado em pessoas mais jovens que apresentam um histórico de pouco ou nenhum tabagismo². Alectinibe está atualmente aprovado nos Estados Unidos, Europa, Kwait, Israel, Hong Kong, Canadá, Coreia do Sul, Suíça, Índia, Austrália, Singapura e Taiwan para o tratamento de CPNPC avançado (metastático) positivo para ALK, cuja doença se agravou após outro tratamento ou para aqueles que não puderam tolerar o tratamento com crizotinibe; e no Japão já está disponível para pessoas com CPNPC positivo para ALK.

O estudo global de fase III ALEX, que avaliou alectinibe, inclui um teste de acompanhamento desenvolvido pela Ventana, empresa focada em diagnósticos pertencente ao Grupo Roche.

1. Ferlay J, Soerjomataram I, Dikshit R., et al. Cancer incidence and mortality worldwide: sources, methods and major patterns in GLOBOCAN 2012. Int J Cancer 2015;136:E359-E86.

2. In Switzerland Tecentriq is approved for non-small cell lung cancer only.

3. Pal SK et al. Triple negative breast cancer: unmet medical needs. Breast Cancer Res Treat. 2011;125(3):627–636.

4. Yao H et al. Triple-negative breast cancer: is there a treatment on the horizon? Oncotarget. 2017;8(1):1913-1924.

5. What is Triple-Negative Breast Cancer? BreastCancer.org. Disponível em: https://www.breastcancer.org/symptoms/diagnosis/trip_neg?what Accessed February 2019.

6. Triple negative breast cancer risk factors. Cancer Treatment Centers of America. Disponível em: https://www.cancercenter.com/breast-cancer/risk-factors/tab/triple-negative-breast-cancer-ri sk-factors/ Accessed February 2019.

7. INCA: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama , para confirmar essa informação: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama representa 29,5% da incidência da doença no país entre as mulheres e quase 60 mil novos casos ao ano.

8. Roche. Câncer de mama tem primeira imunoterapia aprovada no Brasil. Disponível em https://www.roche.com.br/pt/imprensa/cancer-de-mama-tem-primeira-imunoterapia-aprovad a-no-brasil.html

Descubra mais

Diálogo RocheMulher ConscienteConexão Roche
ContatoLocalizaçãoFacebookInstagramYouTubePerguntas frequentesMedicamentosCarreirasPolítica de Privacidade